São Paulo - Para o técnico Rubens Minelli são vários os motivos que levaram o Brasil a perder neste domingo, por 3 a 1, para a África do Sul. Ele começa condenando o fato da Seleção Brasileira de futebol não estar convivendo o clima de competição da Vila Olímpica e sim ter ficado em um luxuoso hotel em Brisbane.
“Tratam o futebol de forma diferente. Não sei porque inventaram de deixar os jogadores brasileiros concentrados fora da Vila Olímpica. Eles tinham de estar alí convivendo com o clima de competição. O Guga, que é o maior fenômeno do esporte brasileiro na atualidade está lá, porque o futebol não podia ficar”, pergunta Minelli.
Ainda na opinião do treinador, o excesso de euforia após a vitória no primeiro jogo contra a Eslováquia também prejudicou: “O futebol brasileiro é o futebol do oba-oba. De repente ganhamos um jogo e já pensamos que somos os melhores do mundo. Existe a mania de achar que todos os demais estão aprendendo e que nós somos os melhores. Isso acabou”, observa.
Rubens Minelli acha, no entanto, que a Seleção Brasileira vai passar bem pelo Japão. Ele acredita que essa derrota para a África do Sul serviu de lição: “parece que o time brasileiro só cresce assim, quando é cobrado e precisa do resultado. Diante dos africanos os brasileiros entraram desarmados, mas a seleção é formada por jogadores experientes que podem render muito mais. Alex e Ronaldinho, que desapareceram no jogo deste domingo, deverão reencontrar o melhor futebol”.
Se Wanderley Luxemburgo errou nas substituições, Minelli analisa: “O time estava melhor com o Geovani caindo bem pelo lado direito. Depois que ele saiu o time desarrumou. O Luxemburgo teve boa intenção, mas as mudanças não surtiram o efeito esperado”.