Brisbane - O técnico Wanderley Luxemburgo nunca esteve tão ameaçado de perder seu cargo na seleção brasileira. Ele corre o risco de ser afastado se a equipe não se classificar para as quartas-de-final do torneio de futebol da Olimpíada. Nessa hipótese, provavelmente já não dirigiria o time principal no jogo com a Venezuela, dia 8 de outubro, pelas Eliminatórias do Mundial de 2002.
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, irritou-se muito ao assistir a mais um vexame do time de Luxemburgo - o terceiro em apenas dois meses. Ele não deu entrevistas após a partida, disputada no The Gabba, em Brisbane. Teixeira seguiu para o Hotel Sheraton, em Gold Coast, a poucos minutos do Hotel Royal Pines Resort, onde estão concentrados Luxemburgo, auxiliares e jogadores.
A derrota da seleção olímpica para a África do Sul por 3 a 1 pode ter conseqüências mais graves que os resultados inesperados contra Paraguai (1 a 2) e Chile (0 a 3) pelas eliminatórias.
Nos bastidores da seleção na Austrália comenta-se o mal-estar dos patrocinadores da equipe com as denúncias seguidas contra Luxemburgo no Brasil. Isso também poderia pesar numa eventual decisão de Teixeira em fazer modificações. O dirigente chegou em Gold Coast, há duas semanas, com o discurso ensaiado: o de que Luxemburgo vai ser o técnico até a Copa de 2002. Mas sempre deixou claro que "futebol é resultado."
Além de ter de obrigar a volta mais cedo da delegação para o País, um insucesso no jogo com o Japão acarretaria uma ´avalanche´ de críticas à comissão técnica, o que deixaria a situação de Luxemburgo insustentável.
Até mesmo a não-convocação de Romário para a Olimpíada, um assunto que parecia superado, poderia servir como ingrediente para uma forte pressão anti-Luxemburgo.
Revoltados com a atuação da seleção, torcedores brasileiros de Brisbane e Sydney garantiram neste domingo que vão levar quarta-feira para o The Gabba cartazes e faixas com mensagens de apoio ao atacante do Vasco.
Essas manifestações ocorreram nos dois jogos-treinos disputados pela seleção antes do início da competição.