Brisbane - Sete vagas para as quartas-de-finais de futebol masculino ainda estão abertas.
Apenas a Itália garantiu o lugar entre os oito times, quando a primeira fase do torneio entra em sua última rodada.
A Austrália é a única seleção já eliminada. Mesmo o Marrocos e a Eslováquia, que perderam seus dois primeiros jogos, podem ainda se classificar para a fase eliminatória.
Os dois primeiros colocados de cada um dos quatro grupos continuarão na competição. O critério de desempate é o saldo de gols.
O técnico da Eslováquia, Dusan Radolsky, não abandonou a esperança após a derrota do seu time para o Japão por 2 a 1, no sábado (horário de Brasília) em Canberra.
``A esperança é mínima, mas não estamos matematicamente fora. Ainda estamos na luta.''
O Chile e o Japão estão virtualmente classificados para as quartas-de-finais. A Espanha e a Nigéria, atual campeã olímpica, parecem estar a caminho de garantir seus lugares.
As três vagas restantes serão disputadas entre Brasil, EUA, Kweit, África do Sul, Coréia do Sul e os estreantes de Honduras.
A Fifa está satisfeita com o torneio. ``Está sendo um sucesso. A única vergonha é a Austrália ter sido eliminada tão cedo, mas eles saíram em grande estilo... O nível técnico foi excelente'', disse Keith Cooper, diretor de comunicações da Fifa.
O Japão tentará sua vigésima vitória sucessiva quando enfrentar o Brasil em Brisbane, às 6h de quarta-feira (horário de Brasília). A equipe japonesa tem seis pontos e lidera o grupo. A África do Sul está em segundo, com três pontos, seguida pelo Brasil, também com três. A Eslováquia perdeu as duas primeiras partidas.
A África do Sul ganhou do Brasil por 3 a 1, mas, embora a vitória tenha aumentado sua confiança, a equipe ainda não garantiu uma vaga. Se os africanos perderem da Eslováquia e o Brasil vencer o Japão, brasileiros e japoneses passarão à fase seguinte.