São Paulo –Começa no próximo domingo um desafio sobre duas rodas para um atleta brasileiro. O ciclista Marcelo Seabra estréia na competição de mountain bike dos Jogos de Sydney. A prova olímpica é o cross-country, que vai ser disputado em Fairfield, a 18 km do centro da cidade. O circuito é em piso de terra, com desníveis de até 310 metros, lombadas, valetas e outros obstáculos.
Para os homens, a distância da corrida varia entre 40 e 50 km. O percurso de Sydney tem 6,9km e serão sete voltas, segundo informação do chefe de equipe Gilson Alvaristo.
O tempo mínimo para a conclusão do percurso é de 2 horas e o máximo de 2h30. Em Sydney estarão participando do moutain bike 50 homens e 30 mulheres. A bicicleta usada pelos atletas pesa de 8kg a 10kg, com guidão reto, câmbio de 24 marchas, pneus grossos, quadro forte para resistir ao terreno irregular e suspensão dianteira para reduzir impactos. Além dos equipamentos de proteção usados nas outras categorias (sapatilha, capacete e luvas), os participantes do moutain bike usam colete, joelheiras, tornozeleiras e cotoveleiras.
O atual campeão olímpico é o holandês Bart Brentjens. Em Atlanta-96, onde a modalidade foi disputada pela primeira vez, a prata ficou com Thomas Frischknecht da Suíça e o bronze foi para a França, com Miguel Martinez. Os três estarão em Sydney para tentar mais uma medalha.