Rio - Zagallo evitou criticar Wanderley Luxemburgo, que o sucedeu como técnico da seleção brasileira. No entanto, afirmou que ficou decepcionado com o rendimento da equipe, derrotada na morte súbita por Camarões e eliminada nas quartas-de-final do torneio masculino de futebol dos Jogos de Sydney. O treinador disse que faltou Romário.
"Faltou um matador, faltou Romário. Eu gostaria de estar agora elogiando a equipe, mas foi um dia negro para o futebol brasileiro", disse Zagallo.
Zagallo novamente lamentou a decisão de Wanderley Luxemburgo de não levar jogadores com mais de 23 anos para as Olimpíadas de Sydney.
"No meu entender, houve erro nesta estratégia. Acabamos perdendo para Camarões porque nos ressentimos de bons jogadores em três posições. Não poderíamos abrir mão de um lateral como o Cafu. Para a criatividade no meio de campo, teríamos que contar com o Vampeta. E no ataque faltou um matador neste jogo. Faltou Romário", afirmou ele.
O treinador criticou a atuação da Seleção Brasileira. "A seleção Brasileira não entrou em campo. Em momento algum da partida jogou bem. Pegamos um adversário muito fraco, o pior de todos que enfrentamos nestas Olimpíadas. No entanto, a atuação foi horrível. Sequer realizamos uma boa jogada", declarou o treinador.
Zagallo disse que o maior erro da seleção brasileira na partida deste sábado foi o de ser incapaz de superar a tática do impedimento. "A seleção de Camarões insistiu em dar 40m, 50m com a tática do impedimento e não conseguimos aproveitar isso. Mas não se deve culpar o treinador. A responsabilidade é dos jogadores. Eles tinham que saber como superar Camarões, uma seleção muito fraca."
O treinador, que esteve nas Olimpíadas de Atlanta, há quatro anos, afirmou que está triste com o resultado. "Eu gostaria de falar sobre a possibilidade de o Brasil conquistar a medalha de ouro. Infelizmente, o time esteve muito mal. A seleção jogou toda a prorrogação com dois jogadores a mais, contra uma equipe fraca. Mesmo assim, perdeu. Não tem desculpa". Zagallo só evitou falar sobre o trabalho de Wanderley Luxemburgo e se ele deve ser substituído, mas reconheceu que o time não rendeu bem nestas Olimpíadas. "O time não esteve bem em nenhuma partida. No máximo, jogou bem 45 minutos de uma ou outra partida. A seleção brasileira não conseguiu reeditar o bom futebol que havia apresentado no Torneio Pré-Olímpico. No entanto, não se pode crucificar os jogadores. Eles têm condições ainda de defender a seleção. No meu entender, estavam muito ansiosos neste jogo contra Camarões. Aliás, o time não entrou em campo."