São Paulo - Os cavaleiros brasileiros fizeram uma avaliação positiva do primeiro dia da competição de saltos das Olimpíadas de Sydney. "O dia de hoje (segunda-feira) foi um ótimo indicativo. Agora a gente tem certeza de que fez um ótimo trabalho prévio. Não podemos afirmar que vamos ganhar uma medalha, mas temos a certeza de que os cavalos estão muito bem", disse André Johanpetter, que terminou em 13º lugar, montando Calei.
Os cavaleiros brasileiros são os mesmos que conquistaram a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta-96. Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o primeiro conjunto brasileiro a entrar no percurso foi Luiz Felipe Azevedo e Ralph. O cavaleiro derrubou um obstáculo e ultrapassou o limite de tempo. Ele terminou em nono lugar, a melhor posição entre os brasileiros.
"Começar a competição só com uma falta é ótimo", disse Luiz Felipe. Rodrigo Pessoa foi o segundo brasileiro a entrar na pista, montando Baloubet du Rouet. O cavalo falhou no obstáculo que simula um rio, considerado um dos mais fáceis do percurso. Ele acabou em 11º.
"Foi um erro meu. Errei na contagem e antecipei a passada do Baloubet, que não conseguiu pegar o impulso necessário para saltar o rio. Foi a primeira vez que ele perdeu pontos nesse tipo de obstáculo", disse Rodrigo Pessoa. "Mas estou satisfeito com o desempenho dele no resto da prova."
Somente Álvaro Affonso e Aspen não foram bem. O cavalo sentiu o tempo parado por causa de um problema na pata dianteira e não foi bem na parte final do percurso. Ele terminou em 66o. lugar entre os 74 competidores.
"Ele estava meio enferrujado, pois foram seis dias sem treinar. Por isso estou tranq ilo, não fizemos nada de errado, foi só a falta de fôlego", disse Doda.
A prova de segunda-feira só contou pontos para a disputa individual. Na quarta-feira à noite (pelo horário brasileiro) todos os conjuntos voltam à pista do Parque Eq estre para mais duas passagens, que irão definir a colocação por equipes do torneio. Além disso, as duas próximas rodadas serão somadas com a primeira, e do resultado sairá os 45 conjuntos mais bem classificados para fazerem a final. Na final, os conjuntos entram com a pontuação zerada.