São Paulo - Como Michael Schumacher depende dele próprio para ser campeão do mundo já na próxima etapa do Mundial, dia 8 no Japão, e David Coulthard será, com certeza, escalado pela McLaren para atrapalhar seus planos, o diretor esportivo da Ferrari, Jean Todt, pediu nesta terça-feira "jogo limpo" em Suzuka.
Depois da prova de Indianapolis, domingo, Schumacher acusou duramente o escocês de ter sido desleal com ele.
"Isso vale tanto para David Coulthard quanto para Rubens Barrichello. A Fórmula 1 é séria e os dois devem agir dentro da legalidade para auxiliar seus companheiros", declarou Todt.
No início da corrida dos Estados Unidos, Coulthard segurou Schumacher atrás de si para favorecer Mika Hakkinen, terceiro colocado àquela altura. "Reduzir a velocidade nas curvas para eu não ultrapassá-lo aceito, mudar de trajetória, como fez, não", afirmou o alemão da Ferrari.
Coulthard disse que, se desejasse, teria colocado Schumacher para fora da pista ainda na primeira curva, quando o piloto da Ferrari tentou uma manobra arrojada.
Já Schumacher comentou saber que o escocês iria lembrar à imprensa dos episódios de Magny-Cours, na França, quando fechou-lhe o caminho no fim da reta.
"David se excedeu em Indianapolis e cheguei a imaginar e temer que a coisa caminhava para um fim já conhecido."
O alemão se referia ao GP da Bélgica de 1998, em que bateu na traseira da McLaren de Coulthard e depois acusou o escocês de ter provocado o acidente por ter tirado o pé do acelerador.
Chovia muito, a visibilidade era mínima. É esse tipo de desgaste para a imagem da F-1 que Todt contou desejar evitar. Assim como a McLaren definirá uma estratégia para impedir que Schumacher vença em Suzuka e o campeonato acabe, a Ferrari escalará Rubinho para atrapalhar as pretensões de vencer de Hakkinen, o que estenderia a disputa até a última etapa da temporada, dia 22 na Malásia.
A Ferrari está se preparando para o GP do Japão desde terça-feira, com Luca Badoer. Quarta e sexta-feira Schumacher treina em Mugello. O diretor-técnico da Ferrari, Ross Brawn, admitiu que a McLaren pode levar pequena vantagem técnica no circuito japonês.
"Eles foram muito bem lá ano passado, mas acredito na nossa equipe para sairmos de Suzuka como campeões." Em 1999 Hakkinen ganhou a corrida brilhantemente e conquistou o bicampeonato.