Indianápolis - A Ferrari planejou dois programas distintos para o primeiro treino em Indianápolis: Rubens Barrichello utilizou um único jogo de pneus o dia todo enquanto Michael Schumacher experimentou três tipos de pneus.
Para a sessão da tarde, os dois substituíram o aerofólio traseiro, optando por um de menor pressão aerodinâmica. "O calor aumentou à tarde, o vento passou a soprar mais forte na reta, as condições da pista mudaram e nós não melhorarmos o carro", afirmou Rubinho.
O acerto básico encontrado pela equipe mostrou-se, em princípio, mais eficiente que o da McLaren. No primeiro treino, Schumacher e Rubinho quase não mexeram no carro, a ponto de terem completado 25 e 21 voltas cada um. A McLaren encontrou maiores dificuldades, a ponto de Hakkinen dar apenas 10 voltas. Ele ficou a maior parte do tempo parado, a fim de os mecânicos alterarem as regulagens. David Coulthard teve problemas elétricos e nem treinou. Mas no fim do dia quem ficou com os melhores tempos foi a McLaren.
"Se amanhã (sábado), depois da classificação, eu estiver a meio segundo dos pilotos da McLaren, como hoje, então deverei estar preocupado, agora não", definiu a situação Rubinho, que ficou com 1min15s14 diante de 1min14s561 de Coulthard. "Todos nós temos ainda muito o que tirar dos carros, os tempos devem melhorar bem amanhã."
De posse dos dados coletados pelos sensores instalados nos carros e depois enviados, por satélite, para os computadores das equipes em suas sedes, os engenheiros simularão vários ajustes até encontrar o que, na teoria, seria o ideal para iniciar os trabalhos deste sábado.
Ricardo Zonta, da BAR, obteve o 15.o tempo hoje, 1min16s656. "Meu carro saía muito de frente", explicou. "Testamos diferentes ajustes e não avançamos no acerto geral do conjunto." Pedro Paulo Diniz, da Sauber, ficou com a 19.a marca do dia, 1min16s838. "As duas curvas finais significam quase uma reta para nós, mas na parte de trás, a de baixa velocidade, minha Sauber tem um comportamento muito nervoso."
Hoje a equipe Prost anunciou oficialmente que correrá com motor Ferrari nas duas próximas temporadas. O caminho ficou aberto agora para Diniz poder transferir-se da Sauber para a Prost, que está sendo reorganizada.
As manifestações de carinho dos norte-americanos com o pessoal da Fórmula 1 está deixando todos encantados, ainda que nem sempre haja a devida correspondência. "O que mais me impressionou hoje foi o número de espectadores, nunca vi tanta gente numa sexta-feira no circuito, espero corresponder à expectativa dessa gente", afirmou Schumacher.
Pelo menos 25 mil pessoas compareceram hoje ao autódromo de Indianápolis.