Santos - Depois de 12 dias de folga, o Santos volta a jogar quarta-feira pela Copa João Havelange, contra o Gama, em Brasília. Nesse período, caiu do terceiro para o quinto lugar na classificação, mas isso já era esperado pelo técnico Giba, que fixou a meta de conquistar 70% dos 30 pontos que ainda vai disputar.
"Estamos entrando numa fase decisiva para nossa classificação e o Santos será muito mais forte do que no início do campeonato", garantiu o treinador, que espera terminar essa etapa com 42 pontos ganhos. "O objetivo é chegar na melhor colocação possível e alguns times irão se classificar com menos de 42 pontos".
O Santos tem ainda dez partidas pela frente, seis delas na Vila Belmiro. "O campeonato está embolado em termos de pontuação", disse Giba. Ele acha que, com o fim da Olimpíada, a competição ganhará novo ânimo. "Grande parte dos times tem apenas a João Havelange pela frente e vão passar a investir mais, tornando a copa ainda mais competitiva". O treinador destaca também a importância da torcida nessa próxima frase. "Ninguém é campeão sozinho: o time depende do esforço de seus atletas dentro de campo, mas o apoio do torcedor é também muito importante".
Com 22 pontos ganhos, o Santos está com a mesma pontuação que Vasco, Fluminense e Atlético-PR e quatro pontos o distancia dos líderes São Paulo e Goiás. Com a conquista de 52,4% dos pontos disputados, os santistas terão que melhorar a campanha nas próximas partidas: para chegar aos 42 pontos pretendidos por Giba, o percentual terá que aumentar para 58,3%. Para o jogo de quarta, Giba terá de fazer várias alterações. Carlos Germano volta ao gol, depois de um período de um mês afastado, recuperando-se de uma contusão no joelho.
Na lateral-direita, o treinador mudou de posição: ao invés de substituir Michel por Preto, como havia anunciado, dará uma oportunidade ao volante Marcelo Silva, que conquistou a posição nos bons treinos que vem realizando. Anderson será o substituto de Rincón, suspenso, e Caio voltará ao time, no lugar de Edmundo, contundido. Já o meia Robert tem lugar garantido no time, independente do resultado do julgamento que ocorrerá nesta terça-feira. Ele foi expulso no dia 7 de setembro, quando pisou em Varley, do Santa Cruz, e pode pegar até três jogos de suspensão.