CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS





 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Levir corre por fora para dirigir seleção
Domingo, 01 Outubro de 2000, 21h21
Atualizada: Segunda-feira, 02 Outubro de 2000, 00h20

São Paulo - Com a recusa de Luiz Felipe Scolari, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, tem de escolher outro treinador para substituir Wanderley Luxemburgo, demitido no sábado. Campeão mundial em 1994, Carlos Alberto Parreira é o nome preferido do dirigente. Há, no entanto, alguns empecilhos para a sua contratação e Levir Culpi, do São Paulo, aparece como segunda opção. Teixeira vai dar uma coletiva nesta segunda à tarde na sede da CBF para anunciar a demissão de Luxemburgo e pode, até, divulgar o nome do novo treinador, embora as possibilidades sejam pequenas.

O auxiliar-técnico Candinho deve dirigir a seleção brasileira no domingo, dia 8, contra a Venezuela, em Maracaibo. "Vou me reunir à tarde com dirigentes da CBF para definir o que será feito", disse Candinho. "Se ainda não houver uma nova comissão técnica, dirijo o time na Venezuela."

Um dirigente da CBF garantiu que, ao contrário do que se especulava, não houve contato com Parreira até sábado. Após o clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro, no sábado à noite, o secretário-geral da CBF, Marco Antônio Teixeira, esteve nos vestiários e conversou com Scolari e Parreira. Tio de Ricardo, Marco Antônio é o homem de confiança do presidente. Caso opte por contratar Parreira, a CBF não deve enfrentar a mesma resistência feita pela diretoria do Cruzeiro, que dificultou a saída de Scolari ao exigir o pagamento da multa rescisória.

Levir também aparece com boas chances. O presidente do Tricolor, Paulo Amaral, garante que não conversou com o treinador, mas já trabalha com a hipótese de perdê-lo. "Como o Scolari não aceitou o convite, acredito que a bola da vez passa a ser mesmo o Levir, embora eu não tenha nenhuma informação oficial", afirmou o dirigente, lembrando que não existe cláusula de multa rescisória no contrato do técnico com o São Paulo. "Se perder o Levir, vou ter problemas para encontrar outro técnico do mesmo nível."

Levir, que passou o domingo em Curitiba descansando, garantiu não ter recebido nenhuma ligação de dirigentes da CBF até o início da noite. Paulo César Carpegiani, que está sem clube, tem prestígio na CBF. No entanto, as possibilidades de ser o técnico da seleção são remotas. Neste domingo, ele disse que não foi procurado por dirigentes da entidade.

Multa - Como informa um dirigente, a CBF não admite pagar nada para contar com nenhum treinador. Para evitar despesas, a entidade firma contratos com prazos indeterminados, o que elimina a multa. Luxemburgo, por exemplo, não tem direito, pelo menos oficialmente, a um valor por causa da rescisão. Nos contratos acertados entre clubes e treinadores, a multa costuma ser equivalente à metade dos salários que o técnico ainda tem para receber.

Por outro lado, a formação da comissão técnica é um obstáculo para a contratação de Parreira. Apesar de negar, Américo Faria, que integraria a comissão técnica se o treinador assumisse, não tem bom relacionamento com Marco Antônio Teixeira. Garantido como coordenador técnico, Marco Moura é outro incômodo para Parreira. A declarada falta de vontade de Parreira em voltar à seleção é mais um problema.

Desfalques - Contundido, o volante Flávio Conceição deve ser cortado da seleção para o jogo contra a Venezuela, a exemplo do que ocorreu com o lateral-esquerdo Júnior e com Rivaldo.

O Estado de S.Paulo


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
CBF
Dunga critica desorganização da seleção
Luxemburgo diz que não quer dinheiro de rescisão
CBF deve oficializar saída de Luxemburgo na segunda
ACM garante CPI da CBF, diz governista
Veja lista completa
Seleção
De olho no Brasil, Venezuela já se prepara
Candinho se oferece para treinar contra Venezuela
Parreira se cala sobre seleção
Conceição pode desfalcar Brasil contra Venezuela
Veja lista completa
São Paulo
França pode voltar ao São Paulo contra o Grêmio
Goiás e São Paulo empatam e lideram
Goiás x São Paulo é confronto dos líderes
São Paulo quer a liderança contra o Goiás
Veja lista completa