Sydney - Após a festa de encerramento dos Jogos Olímpicos, Sydney despertou nesta segunda-feira em clima de ressaca. A imprensa da cidade destaca em manchete, nos títulos de seus três principais jornais, basicamente o mesmo pensamento: “Os melhores Jogos da história”. A maioria dos habitantes da cidade aproveitou o feriado de hoje para dormir e se recuperar da festa de encerramento.
Apesar de o evento final ter causado graves problemas de transporte, tudo caminhou com calma. A polícia informou ter feito apenas duas detenções. Muitas pessoas tiveram que esperar muitas horas para voltar do centro da cidade para suas casas. A emoção de participar dos Jogos Olímpicos pôde ser resumida na voz da nadadora Leah Martindale, das Bahamas. “Por um lado, é bom voltar para casa. Mas também seria lindo se ficasse aqui. Estes Jogos foram maravilhosos”.
A amabilidade do povo australiano mais uma vez foi manifestada no aeroporto de Sydney. Voluntários repartiam brindes, uma banda se apresentava, e artistas entretiam dezenas de atletas, espectadores e jornalistas. A Olimpíada também provocou uma aproximação maior das raças no país. Na cerimônia de encerramento, integrantes da banda “Midnight Oil” se apresentaram com camisetas com uma estampa onde se lia a palavra “sorry” (desculpe) impressa. Um pedido de perdão aos aborígenes por tudo que passaram até hoje.
Agora, Sydney se prepara para outro grande evento: a Paraolimpíada, que começa no dia 18 de outubro. As instalações que abrigaram os atletas olímpicos deverão ser reformadas em tempo hábil para acolher 4.000 novos competidores de 125 países. O público já deu mostras de que também vai prestigiar este evento. Mais de 600 mil ingressos já foram vendidos para as diversas competições.