CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 Últimas Notícias
 Futsal
 Atletismo
 Natação
 Surfe
 Boxe
 Radicais
 Olímpicos
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS





 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atenas'2004 já preocupa COI
Segunda-feira, 02 Outubro de 2000, 12h33
Atualizada: Segunda-feira, 02 Outubro de 2000, 12h42

São Paulo - Se chegou a hora de a bandeira olímpica finalmente voltar para Atenas, na Grécia, onde foram realizados os primeiros Jogos da era moderna, em 1896, a expectativa por reviver a história está ofuscada pelo que pode ser o caos em termos de organização. Em novembro, o Comitê Olímpico Internacional (COI) fará uma revisão no cronograma dos preparativos dos Jogos que sofre um perigoso atraso. A presidente do Comitê Organizador da Olimpíada de Atenas, em 2004, Gianna Angelopoulos-Daskalaki, esteve em Sydney acompanhando a Olimpíada australiana e disse que aprendeu uma grande lição.

"Esse Jogos realmente nos inspiraram", disse a presidente do Comitê de Atenas em 2004. "Fizemos um questionário completo com o COI e o Socog, o comitê olímpico organizador da Austrália, e também tivemos cerca de 130 observadores em Sydney", afirmou Gianna. Disse que os gregos observaram cada detalhe que envolve cada uma das operações de uma Olimpíada, da segurança a tecnologia, do transporte aos locais de competição, a Vila Olímpica, etc. "Temos 70 pessoas trabalhando e aprendendo com o Socog desde o ano passado", disse Gianna. "Não houve nada que pudéssemos criticar."

Gianna ainda acredita que a atuação dos voluntários, sempre dispostos a ajudar e que não desistiram dos Jogos no meio do caminho, foi fundamental para a organização em Sydney. Mas acredita que Atenas não terá problema com esse aspecto e diz isso baseada no fato de que o "espírito olímpico faz parte da cultura da cidade". Acha que os Jogos poderão recrutar para treinamento as 47 mil pessoas que devem trabalhar nos Jogos.

O COI admite que Atenas está atrasada com o cronograma de obras de uma forma perigosa, mas o próprio diretor internacional do COI, Jacques Rogge, aponta para algumas obras que já estão em andamento na cidade grega. Disse que 80% do Estádio Olímpico, que terá 85 mil lugares, está pronto. Afirmou que um sistema de trem, com capacidade para transportar 400 mil passageiros por dia, já está 40% pronto. Um novo aeroporto e um anel viário tem um cronograma de obras para ser concluído em março.

Disse ainda que o COI está negociando com 11 novos patrocinadores mundiais e os direitos de tevê para Atenas, além de informar que um novo sistema de tecnologia está sendo negociado com a Sema para substituir a IBM. Também a tocha poderá ser bem valorizada na medida em que os organizadores planejam que ela circule por várias cidades da Europa, além da Grécia.

Na cerimônia de encerramento dos Jogos de Sydney, o prefeito de Atenas, Dimitris Avramopoylos, admitiu dificuldades "para superar as tarefas", mas prometeu que a cidade estará empenhada em fazer um grande evento. Mas ainda são 12 os locais de competição que precisam ser construídos, além da Vila Olímpica, a maior preocupação dos integrantes do COI. Atenas ainda é notória por ter um sistema ruim de comunicação.

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
COI
Cartola mexicano nega candidatura à presidência do COI
Australia promoveu os Jogos da reconciliação
Conflito entre Fifa e COI pode tirar profissionais dos Jogos
Kissinger vira membro de honra do COI
Veja lista completa