Sydney - O encontro frio dos presidentes da Fifa, o suíço Joseph Blatter, e do Comitê Olímpico Internacional (COI), o espanhol Juan Antonio Samaranch, na cerimônia de entrega de medalhas aos jogadores de Camarões (ouro), Espanha (prata) e Chile (bronze), refletiu um dos conflitos atuais no futebol mundial. O continente africano perdeu para a Alemanha a disputa pela Copa do Mundo de 2006, mas comemora seu segundo título olímpico consecutivo, desta vez numa vitória sobre uma seleção européia, a Espanha. Em Atlanta/96, a medalha de ouro ficou com a Nigéria, que derrotou os argentinos na decisão.
A cerimônia de premiação foi transmitida por um telão, recurso que a Fifa abomina porque acredita ser um instrumento de pressão sobre a arbitragem. O telão do estádio olímpico, por sinal, exibia um cronômetro com o tempo de jogo, o que também desagrada à Fifa. Num consolo para os brasileiros, o telão informou que o Brasil, sétimo colocado no torneio de futebol da Olimpíada, ganhou o troféu Fair Play, como a seleção mais disciplinada do torneio.
Se depender de Blatter, a partir de Atenas/2004, o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos contará apenas com jogadores juvenis ou juniores. Essa intenção deverá ser comunicada oficialmente ao COI nos próximos dias. A justificativa para a mudança é que o critério utilizado atualmente para convocação de atletas é tão amplo quanto vago. O que a entidade que dirige o futebol mundial quer evitar é que o torneio olímpico de futebol esfrie a expectativa pela Copa do Mundo. A Eurocopa, torneio que reúne as principais seleções da Europa, cresce de importância a cada edição e também se transformou em uma mini Copa do Mundo.
Hoje, as seleções podem inscrever até três jogadores com mais de 23 anos na Olimpíada. O artilheiro do torneio encerrado neste sábado foi o chileno Ivan Zamorano, jogador de 33 anos anos, pertencente à Internazionale de Milão. Medalha de bronze, Zamorano encerrou a Olimpíada com 6 gols, dois à frente dos vice-artilheiros David Suazo (Honduras), Patrick Mboma (Camarões) e Reinaldo Navia (Chile). O brasileiro melhor colocado foi Edu, 11º na lista com 2 gols.