Sydney - O vice-presidente de futebol da Hicks Muse Tate & Furst (HMTF), José Roberto Guimarães, está vivendo seus últimos dias de férias em Sydney ao lado da mulher, Alcione, preocupado com o trabalho no Brasil. Ele desembarca nesta quarta-feira em São Paulo sabendo que a situação do Corinthians, que tem parceria com o fundo de investimentos, é difícil na Copa João Havelange. Guimarães ficou aliviado com a vitória contra a Ponte Preta na semana passada e achava que o pior para o time havia passado, mas voltou a acompanhar o noticiário do time pela Internet e em telefonemas ao Brasil depois da derrota do meio de semana passado para o Atlético Paranaense, que colocou o Corinthians na 19ª posição com 15 pontos em 13 jogos.
Uma derrota nesta quarta-feira para o Internacional, em Porto Alegre, tornará remotas as chances de classificação do time. Guimarães tirou férias de duas semanas, período em que trabalhou na Olimpíada como comentarista das transmissões de vôlei pela TV Bandeirantes. Com o agravamento da crise no Corinthians, ele vem mantendo contatos com o responsável pelas operações da Hicks Muse no Brasil, Dick Law.
"Chegando ao Brasil, vamos tomar pé do que está acontecendo e ver o que pode ser feito, mas não imaginava que a situação chegasse a esse ponto (de a classificação do time estar ameaçada)", afirmou. Até a manhã de segunda-feira em Sydney (noite de domingo no Brasil), ele dizia desconhecer o interesse do clube pelo atacante Nildo, do Sport Recife.
O Corinthians não tem sido a única preocupação do ex-técnico da seleção brasileira masculina de vôlei. Nos últimos dias, a direção da HMTF acompanhou com atenção a crise na seleção brasileira e a demissão de Wanderley Luxemburgo. O temor é que se concretizasse a ida de Luiz Felipe Scolari, técnico do Cruzeiro, para a seleção brasileira. O Cruzeiro também é patrocinado pela HMTF e está classificado à disputa da próxima edição da Libertadores de América, no primeiro semestre de 2001. A empresa está satisfeita com o trabalho de Scolari e não quer perder o treinador.