São Paulo - O jogo contra o Internacional, quarta-feira, em Porto Alegre, poderá ser decisivo para o Corinthians. Com a derrota para o Atlético-PR por 3 a 2, quarta-feira, no Pacaembu, o alvinegro terá de compensar a perda dos três pontos perdidos com a vitória fora de casa.
"Agora, a situação ficou difícil, mas não podemos considerar impossível", disse o meia Marcelinho. "De 11 jogos, temos de ganhar pelo menos 7 e empatar os outros."
Marcelinho Carioca disse que os grandes desafios sempre fizeram parte da vida do Corinthians. Por isso, ele aposta na classificação da equipe. Apesar da derrota na partida contra os paranaenses, o meia acha que o time evoluiu em relação ao jogo anterior, contra a Ponte. "A tendência será o time jogar um futebol mais compacto e entrosado em Porto Alegre", prevê o meia, autor dos dois gols da equipe na última partida. "A condição dos jogadores deve melhorar com a folga do fim de semana."
Marcelinho, no entanto, prega a união entre os jogadores. Ele diz que as críticas dentro do elenco sobre a atuação do time só atrapalha o desempenho do time. "Todo mundo é culpado por uma derrota do time", afirma o craque. "Se a defesa toma gols é porque o ataque permitiu que a bola chegasse lá, portanto, não adianta ficar arrumando um responsável."
O meia Ricardinho concorda com o companheiro Marcelinho. Ele diz que o momento exige muita concentração dos jogadores em busca do objetivo, que é a classificação. "Para obter isso, é necessário muita união e trabalho", ressalta Ricardinho. Mas a situação é complicada. O Corinthians possui até agora 15 pontos ganhos e ocupa apenas a 19.ª colocação na Copa João Havelange.
O técnico Oswaldo Alvarez também quer a união do elenco para tentar superar a situação. Ele reprovou a atitude do zagueiro Fábio Luciano, que havia reclamado das falhas do meio-campo na última partida, e da revolta do atacante Fernando Baiano, que ficou insatisfeito com sua substituição no segundo tempo do jogo contra os paranaenses. "São declarações que só servem para prejudicar e que não contribuem em nada para o crescimento do time", diz o técnico corintiano. O volante Edu, que há um mês foi submetido a uma cirurgia no tornozelo, pretende voltar ao time contra o Internacional. Ele já está treinando normalmente, mas Oswaldo não sabe se o volante terá condição para enfrentar a equipe gaúcha. O treinador não quer se precipitar na escalação do volante.