Sydney - A tática de pedir para que as pessoas se despedissem de atletas, jornalistas, voluntários e turistas antes de elas se dirigirem ao aeroporto parece ter dado certo. Os visitantes conseguiram embarcar sem problemas no dia de maior movimento do aeroporto.
Milhares de passageiros embarcaram na segunda-feira (domingo no Brasil), com poucos atrasos em vôos internacionais e domésticos.
Segundo funcionários de companhias aéreas, o dia mais movimentado até hoje no aeroporto foi facilitado porque centenas de atletas e turistas mudaram os planos na última hora e resolveram ficar mais tempo na Austrália.
"Fomos advertidos de que todos iriam embora de uma vez quando os Jogos terminassem", disse um funcionário da Ansett Airlines. "Mas o pessoal está achando um jeito de ficar mais."
orta-voz do aeroporto Eric Aubert concordou. "Achamos que alguns visitantes das Olimpíadas que haviam reservado passagens para hoje e amanhã estão adiando seus vôos para fazer um pouco mais de turismo", disse.
Apsar disso, a multidão era tão grande que o aeroporto pediu ao público que não viesse receber ou se despedir de viajantes. Até 10 mil passageiros eram esperados nos terminais domésticos e internacionais na segunda-feira, com um recorde de mil vôos, já que o fim das Olimpíadas coincidiu com o fim das férias escolares e um feriado nacional.
As autoridades do aeroporto apostaram no entretenimento, incluindo atores vestidos como estátuas olímpicas e pintados com tinta dourada e prateada. "Na hora do almoço já tinha lidado com mais pessoas que num dia inteiro em circunstâncias normais", disse o porta-voz David Latchford. "Não tivemos atrasos significativos. Estamos indo muito bem", acrescentou.
Se o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Juan Antonio Samaranch, proclamou que as Olimpíadas de Sydney foram as melhores de todos os tempos, as autoridades da cidade disseram que também foram as mais ordeiras. Depois da maior festa de Sydney até hoje, quando 1,5 milhão de pessoas saíram às ruas para celebrar o encerramento dos Jogos no domingo, a polícia contabilizou um total de apenas quatro prisões e uma dúzia de ferimentos, nenhum deles grave.
"A maioria das pessoas veio para se divertir na noite e se despedir das Olimpíadas. Estavam todos comportados", disse o porta-voz da polícia, Dick Adams.