CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS





 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eurico Miranda é contra a presença de Luxemburgo na CPI
Quarta-feira, 04 Outubro de 2000, 19h42
Atualizada: Quarta-feira, 04 Outubro de 2000, 19h44

Brasília - Cartola do futebol, o deputado Eurico Miranda (PPB-RJ) criticou nesta quarta-feira a realização de duas CPI´s simultâneas para discutir futebol. Ele disse que é favorável à CPI, mas era contra a exploração eleitoreira que poderia ter ocorrido se a comissão tivesse sido instalada antes das eleições municipais. E não admite investigação com intuito policialesco.

O deputado e vice-presidente do Vasco discorda do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) que quer convocar o ex-técnico da seleção brasileira Wanderley Luxemburgo. "O que isso vai resolver o problema do futebol?", questiona, e afirma que se trata de uma questão individual, um problema da Receita Federal.

Ele acredita ainda que poderá haver uma banalização do problema do futebol se as CPI´s decidirem expor técnicos, jogadores e clubes sonegadores. Também acha que não se deve tocar na questão da transferência de jogadores brasileiros para clubes estrangeiros.

E nem convocar diretores da Nike para explicar contrato de patrocínio com a Confederação Brasileria de Futebol, motivo que levou o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) a solicitar a abertura de uma CPI na Câmara. Para Miranda, basta analisar o contrato.

Mas para Rebelo o contrato tem cláusulas que precisam ser explicadas como a exigência da presença de cinco jogadores titulares da seleção brasileira em jogos amistosos. Ele entende que jogadores são escalados a cada partida e a regra seria um indício de que a Nike é quem escolheria os jogadores.

Eurico Miranda quer que a CPI investigue o motivo de altos salários pagos a jogadores e a técnicos de futebol. "Quem está por trás estimulando a pagar valor altíssimo?", pergunta. Ele tem um palpite: a intenção é quebrar os clubes.

O deputado também defende a apuração da aplicação de recursos públicos no futebol, como o investimento feito nas Olimpíadas. E volta a insistir na tese de que a CBF é uma entidade privada e somente a sua administração deve ser alvo de investigação.

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
CPI do Futebol
Michel Temer exige CPI da Nike
ACM descarta CPI mista do futebol
Senador quer depoimento da ex-secretária de Luxemburgo
ACM garante CPI da CBF, diz governista
Veja lista completa
Wanderley Luxemburgo
Psicóloga é a segunda a sair da seleção brasileira
Romário já dá palpite sobre a convocação
Luxemburgo pode pegar até 5 anos de prisão
Senador quer depoimento da ex-secretária de Luxemburgo
Veja lista completa