Suzuka, Japão - Há uma unanimidade na Fórmula 1: os dois melhores pilotos da atualidade são os que estão disputando o título mundial, Michael Schumacher e Mika Hakkinen. E mesmo entre eles há ainda o que se comentar sobre os pontos fortes e fracos de cada um. "Hakkinen larga bem melhor que Schumacher", analisa Gary Anderson, diretor-técnico da Jaguar. "Schumacher é muito mais versátil, é rápido no piso seco e no molhado", observa Luciano Burti, futuro companheiro de equipe de Eddie Irvine na Jaguar.
Para o coordenador da McLaren, Jo Ramirez, o alemão da Ferrari é mais rápido nas classificações, administra a corrida também melhor que Hakkinen, mas sob pressão a história mostra que ele comete bem mais erros que o finlandês, piloto do seu time. "Hakkinen produz mais quando a situação exige dele um grande resultado, vivemos isso nos dois últimos anos aqui mesmo em Suzuka", diz Ramirez.
O empresário de Schumacher, Willi Weber, discorda: "Michael é o piloto mais completo que existe hoje, é mais veloz, o que tem o maior controle do carro." Weber admite, no entanto que "Mika tem cometido menos erros e tornou-se uma pessoa mais simpática". Segundo o empresário, Mika não é como Eddie Irvine que, apesar de dividir a Ferrari com Schumacher, "saía criticando Michael por todo lado." O mais antigo jornalista de Fórmula 1 em atividade, o inglês Murray Walker, locutor da TV digital de Bernie Ecclestone, aos 76 anos, afirma que Schumacher será campeão. "Ele é mais talentoso que Hakkinen, ou seja, é mais veloz, com senso tático de corrida bem mais desenvolvido e hoje bastante experiente."
Para Rubens Barrichello, companheiro de Schumacher, não há motivo para se acreditar que o alemão irá, desta vez, errar como nas decisões dos campeonatos de 1994, 1997 e 1998. "Acho que o Schumacher passou por poucas e boas, eu o vejo hoje ainda melhor do que era." Para Hakkinen conseguir ser rápido o suficiente para enfrentar Schumacher é preciso que o acerto da McLaren para os difíceis 5.864 metros de Suzuka seja perfeito, analisa Anderson. "Michael é mais veloz que o carro, enquanto Hakkinen precisa de um carro bem ajustado para ser veloz."
O técnico da Jaguar afirmou que o finlandês é melhor nas largadas, mas sinaliza que a McLaren tem responsabilidade nisso. "É mais fácil para Hakkinen realizar todo o delicado processo de largada com o carro de que dispõe." A capacidade de o alemão enxergar com antecedência bem maior que seus adversários as mudanças das condições da prova é apontada por Anderson como mais um ponto importante a favor do piloto da Ferrari.
Para ele também, Hakkinen, apesar da ultrapassagem espetacular de Spa, tem maiores dificuldades para deixar um adversário para trás que Schumacher. Walker, mesmo apostando na Ferrari, concorda com Ramirez quando o mexicano afirma que Hakkinen não costuma errar como Schumacher nas provas decisivas. "Os dois últimos notáveis trabalhos do finlandês aqui mesmo em Suzuka, quando conquistou o bicampeonato, comprovam o que estou dizendo." Contra essa tendência histórica de Schumacher equivocar-se na hora H, Walker recorre ao mesmo argumento de Rubinho: "Michael é hoje um profissional bem mais experiente."