Suzuka - A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) advertiu os pilotos de F-1 que as táticas obstrutivas serão punidas do Grande Prêmio do Japão, no domingo.
O alemão Ralf Schumacher, irmão mais novo do líder do campeonato Michael Schumacher, disse que os pilotos foram avisados que poderiam ser suspensos por três corridas, se deliberadamente bloqueassem outros carros.
O chefe de segurança da FIA Charlie Whiting deu a advertência aos pilotos no briefing de rotina que antecede a corrida na pista de Suzuka.
De acordo com Schumacher, Whiting disse que os pilotos infratores serão avisados com uma bandeira com ondas brancas e pretas, e desclassificado com uma bandeira preta.
Schumacher disse: ``Está certo. Eles (Michael Schumacher e o atual campeão mundial Mika Hakkinen) devem ser deixados em paz para brigar pelo título. Uma suspensão de três corridas seria correta''.
O recado firme de Whiting mostrou que a FIA está fazendo uma séria aposta para garantir que a batalha pelo título seja justa, e que não haja ``truques sujos'' feitos por seus companheiros de equipe ou outros corredores.
Houve muitos incidentes anteriores de pilotos atrasando e perseguindo perigosamente rivais, deliberadamente deslocando e bloqueando os adversários ou até mesmo colisões, em tentativas de influenciar o resultado das corridas e dos campeonatos.
Nas duas últimas corridas em Suzuka, os pilotos da McLaren e da Ferrari usaram esta espécie de táticas para influenciar o resultado.