Porto Alegre - Não há alternativa. Pelos cálculos do técnico Celso Roth, o Grêmio precisa conseguir pelo menos quatro dos seis pontos que disputa fora de casa a partir desta quarta-feira, pela Copa João Havelange. É o castigo por ter deixado escapar uma vitória praticamente certa na última rodada. O adversário desta quarta-feira é o Guarani, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Dia 22, será a vez do Atlético, no Mineirão.
Roth tem outra preocupação. Ele quer ver encerrada definitivamente a discussão sobre o melhor posicionamento de Ronaldinho na equipe.
O técnico foi claro nesta terça. Disse que, no Grêmio, os jogadores adaptam-se ao esquema, não o contrário.
"Estou trabalhando para achar o ponto de equilíbrio do time. Ronaldinho precisa se inserir nessa idéia, mesmo sendo uma exceção", afirmou.
No jogo desta noite, Ronaldinho continuará como segundo atacante, embora com permissão para recuar e preparar as jogadas. Quando isso ocorrer, Paulo Nunes será o atacante mais agudo.
Uma função que não é a que mais gosta, mas lhe agrada pelo fato de desobrigá-lo das funções de marcador.
Não haverá mudanças na equipe de hoje à noite, exceto a entrada de Sílvio no lugar do suspenso Danrlei. Celso Roth acredita que o Grêmio já possui um estilo definido de jogo e nem o resultado inesperado de domingo abala suas convicções.
Anderson Polga e Gavião serão novamente os responsáveis pelo combate à frente da área.
Trata-se de um trabalho que exige abnegação e também uma boa dose de paciência. Diferentemente do técnico, que considera indispensável para a mecânica do time a presença de dois jogadores de marcação, a torcida do Grêmio sonha com volantes técnicos, capazes também de articular jogadas ofensivas e qualificar o toque de bola.
No Grêmio de Roth, este é um papel que cabe a Fábio Baiano. É dos pés do meia trazido do Flamengo que tem partido as melhores jogadas do time. Bastou o seu retorno contra a Portuguesa para que o time novamente se articulasse ofensivamente. A mesma movimentação é esperada para esta noite, com um acréscimo: o técnico espera que a equipe não desperdice tantas oportunidades de gol, como na última partida.
O Guarani, treinado por Carlos Alberto Silva, vem de vitória port 3 a 2 sobre o Corinthians, em Campinas. Gilmar e Fumagalli são as dúvidas.