Sydney - A esportista portadora de deficiência do ano, a australiana Louise Sauvage, acendeu a pira das Paraolimpíadas de Sydney na quarta-feira, no Estádio Olímpico, em uma grande festa de abertura da maior Paraolimpíada da história.
Sauvage, de 27 anos, usa cadeira de rodas e está há oito anos imbatível nas pistas de atletismo. Ela é a Atleta do Ano na Austrália, título que conquistou no ano passado deixando para trás atletas como a nadadora Susan O'Neill e Cathy Freeman, que compete no atletismo. Freeman acendeu a pira das Olimpíadas no dia 15 de setembro, no mesmo estádio.
Frente a uma audiência de 87 mil pessoas e representando 4.000 atletas de 125 países, Sauvage acendeu a pira no centro do estádio.
O professor de matemática de Cambridge Stephen Hawkin, que também usa cadeira de rodas, apareceu em uma mensagem gravada em vídeo.
"O fogo está em nossos corações, nossas mentes e nossos espíritos", disse Hawking.
O governador-geral da Austrália, William Deane, abriu oficialmente os Jogos com o presidente do Comitê Paraolímpico Internacional, Robert Steadward, e o presidente do Comitê de Organização das Paraolimpíadas de Sydney, John Grant.
Steadward deu boas-vindas ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Juan Antonio Samaranch, agradecendo-o pelo apoio ao movimento paraolímpico.