São Paulo - O técnico do São Paulo, Levir Culpi, resolveu colocar na torcida parte da responsabilidade por alguns insucessos da equipe nos últimos jogos. Segundo ele, a eliminação da Copa Mercosul, após empate por 4 a 4 diante do Cerro PorteÏo, na quinta-feira, deveu-se também ao pequeno público que foi ao Morumbi apoiar o Tricolor.
Segundo Levir, uma somatória de fatores fez com que a equipe tivesse uma queda de produção desde a partida diante do Vitória, quando foi goleada por 5 a 1. O desinteresse dos torcedores é um deles. Para o treinador, apesar de haver razões para o pouco público nos jogos, em função da desorganização do futebol brasileiro, um estádio vazio é desestimulante para qualquer jogador. "O brilho da partida fica ofuscado e isto atrapalha."
Levir voltou a ressaltar a necessidade da equipe trabalhar o aspecto emocional neste momento. Para isso, ele fez questão de dizer que confia plenamente no trabalho da psicóloga Suzy Fleury, mesmo após ela ter participado da pífia campanha da seleção brasileira na Olimpíada de Sydney. "Ela foi campeã paulista conosco e seu trabalho continua."
Levir disse ainda estar aliviado com a escolha de Leão para o cargo de técnico da seleção brasileira. Segundo ele, a pressão que surgiu em torno de seu nome, que era um dos mais cotados para o cargo, estava lhe incomodando. "Faziam-me perguntas sem eu ter as respostas."
Depois de ter a sua expulsão na partida contra o Cerro apontada como o principal motivo da queda de rendimento da equipe, o meia Souza pode até ser multado pela diretoria do clube. Levir destacou que a reclamação que originou o cartão vermelho não é normal nas atitudes do jogador, geralmente com um temperamento tranqüilo. Mas, o técnico destacou que ele mesmo deve fazer um "mea-culpa" pelos problemas que causou ao resto do grupo.
O São Paulo enfrenta o Guarani, domingo, pela Copa João Havelange, no Morumbi. Uma vitória pode até levar o time de volta à liderança da competição. Para Levir, a partida é importante, mas a equipe deve pensar de uma maneira mais ampla. "A seqüência de bons resultados é o que vale mais neste momento."