CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CPIs vão convocar empresários de jogadores
Domingo, 22 Outubro de 2000, 22h59

São Paulo - As CPIs do Congresso que investigam o futebol brasileiro avançam sobre os empresários que são intermediários na venda de jogadores. Pelo menos dois deverão ser convocados nos próximos dias: Juan Figger, um dos empresários mais conhecidos no mundo do futebol; e Wagner Ribeiro, que na sexta-feira denunciou ao Estado uma proposta de US$ 25 mil para falsificar o passaporte do atacante França, do São Paulo.

De acordo com Wagner, há três meses um advogado português teria lhe oferecido o serviço, quando França estava para ser negociado com a Fiorentina, da Itália. "O depoimento desse empresário é importante, porque não se trata de um episódio isolado", avaliou o presidente da CPI da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP). "Acho que existe uma certa máfia de empresários inescrupulosos, atuando na transferência de jogadores."

Da mesma forma, o senador Álvaro Dias, presidente da CPI do Futebol no Senado, pretende ouvir Wagner sobre sua denúncia. "Podemos convocá-lo ou ouvi-lo informalmente para saber como funciona o esquema e até que ponto os empresários e dirigentes estão envolvidos", afirmou Dias.

Também por isso, ele adianta que vai pedir a convocação de Juan Figger, responsável por algumas transações milionárias de jogadores brasileiros para o exterior. "Nesta semana vou requerer a convocação do Figger, porque ninguém andou envolvido com tanto dinheiro em transação de jogadores quanto ele nos últimos tempos", explicou o presidente da CPI do Senado. "Ele deve ter muito para nos contar sobre o assunto."

Figger intermediou a venda do volante Edu, do Corinthians para o Arsenal da Inglaterra. Por causa das irregularidades no passaporte, Edu chegou a ficar detido na Inglaterra e teve de voltar ao Brasil. Como tem avô português, o jogador está tentando agora regularizar sua situação para se apresentar ao clube inglês até o final do ano.

Também há outros casos semelhantes, como o do goleiro Dida, do lateral Alberto, do volante Marcos Assunção e do atacante Warley, todos envolvidos em denúncias de passaportes falsos na Europa. "Tudo isso me parece estranho", diz o deputado Rebelo. "Será que os empresários desses jogadores não sabiam de nada?", prossegue. "Será que os atletas são tão inocentes assim?"



Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
CPIs do Futebol
Presidente da CBF prepara ‘golpe’ na CPI
Internet vira arma do Senado na CPI do Futebol
Pelé faz 60 anos com um pedido a parlamentares
Senador diz que Eurico representa a “marginália”
Veja lista completa