Recife - Para sua estréia como técnico da seleção brasileira, contra a Colômbia, dia 15 de novembro, no Morumbi, Emerson Leão já fala em manter a base que Candinho utilizou na partida diante da Venezuela. Mesmo sem antecipar nomes, ele disse que o ex-auxiliar de Wanderley Luxemburgo agiu corretamente ao chamar vários jogadores que atuavam juntos num mesmo clube, no caso, o Vasco.
Na goleada diante dos venezuelanos, por 6 a 0, pelas Eliminatórias para a Copa de 2002, o Brasil ganhou com quatro gols de Romário, um de Juninho Paulista e outro marcado por Euller. Todos atletas do Vasco. Outro titular da seleção neste jogo foi Juninho Pernambucano, também jogador da equipe carioca.
"O pensamento de Candinho foi perfeito", afirmou Emerson Leão, nesta segunda-feira. "Não tem o que inventar. Querer ser inovador se não tem tempo para trabalhar", completou o técnico. Ele ainda não decidiu quando convocará os jogadores para a partida contra a Colômbia, em São Paulo, mas deve fazer isso até o início da próxima semana, no Rio de Janeiro.
Leão deixou a entender que não convocará jogadores do Sport, clube que continuará dirigindo até o final da Copa João Havelange. Questionado sobre a expectativa de ter atletas pernambucanos na seleção, especificamente o goleiro Bosco e o meia Nildo, o treinador disparou: "A maior expectativa é para o próximo ano."
Ainda sobre Nildo, Leão comparou a pressão sofrida no Recife com a promovida pela imprensa carioca. "Lá, é Romário pra cá, Romário prá lá. Aqui é Nildo pra cá, Nildo prá lá. É normal", analisou. A insistência dos pernambucanos pela convocação do meia deve-se ao fato de o treinador ter dito que ele era o melhor jogador em atividade atualmente no Nordeste.
Emerson Leão afirmou também que irá manter contato com Wanderley Luxemburgo para falar sobre a seleção. "Trocávamos informações e vamos manter isso", disse. "A nova geração de treinadores se relaciona muito bem", acrescentou. O técnico disse ainda que pretende visitar vários clubes a partir do próximo ano. "À distância é uma coisa. No treino é outra", ressaltou.