São Paulo - Cansado e prejudicado pelo forte calor, Fernando Meligeni sofreu bem mais do que gostaria para superar seu jogo de estréia da Copa Ericsson. Em uma partida de 2h28min de duração, na quadra central do Clube Paineiras do Morumbi, derrotou o ex-juvenil Flávio Saretta, seu amigo, por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 6/7 (7/1) e 7/5.
Seu próximo desafio também promete ser difícil e emocionante: pega o espanhol Alberto Berasategui, que já foi vice-campeão de Roland Garros, em 1993.
Outro brasileiro, Alexandre Simoni, passou pela primeira rodada da competição, com uma boa vitória sobre Iraki Labadze, da Géorgia, por 6/3, 3/6 e 6/0.
A decepção ficou para André Sá, que chegou recentemente de Xangai e acabou perdendo na estréia em São Paulo para o peruano Luiz Horna por 3/6, 6/3 e 6/1.
Para vencer na sua estréia, Meligeni, 29, teve de usar um de seus mais conhecidos recursos: a garra. Depois de um primeiro set relativamente tranqüilo, em que venceu por 6/3, caiu de rendimento. "Comecei a sentir um forte cansaço", reclamou Fininho. "O jogo virou uma luta, só sobrou a garra e deixou de ser uma partida de tênis."
Meligeni estranhou a mudança de condições. Saiu de uma quadra coberta, como a da disputa do Desafio Brasil x Argentina, disputado no Ginásio do Ibirapuera, e passou para uma competição debaixo de um sol forte como do meio dia de ontem horário em que começou a partida.
"Senti mesmo muito cansaço", admitiu Meligeni. "Já vinha de uma semana difícil, em Guadalajara, no México, quando fui campeão, depois joguei em quadra coberta e agora peguei um sol forte, numa verdadeira maratona."
Por sua vez, Flávio Saretta, 20, mereceu grandes elogios de Meligeni. O ex-juvenil mostrou estar em condições de conquistar bons resultados no profissionalismo e, embora tenha desperdiçado uma boa chance de eliminar o segundo melhor tenista do Brasil, revelou técnica capaz de ter uma carreira promissora. "O Saretta está naquele momento em que os bons resultados estão próximos de acontecer", garantiu Meligeni. "Quando ele menos esperar, vai ganhar jogos importantes e títulos."
Nas outras partidas da primeira rodada, Alexandre Simoni mostrou amadurecimento ao derrotar Iraki Labadze, da Georgia, por 6/3, 3/6 e 6/0 e agora vai enfrentar o húngaro Atilla Savolt, com boas chances de conseguir uma vaga nas quartas-de-final. Nas outras partidas, o argentino Guillermo Coria derrotou seu compatriota Christian Kordasz por 6/3 e 7/5; Jacobo Diaz, da Espanha, ganhou de José Acasuso, da Argentina, por 6/3 e 6/1; Gaston Etlis (Argentina) de Martin Rodriguez (Argentina) por 6/1 e 6/0; e Marcelo Graca (Alemanha) de Solon Peppas (Grécia) por 7/5 e 7/6 (7/4).