Sydney - Mais três novos casos de doping nos Jogos Paraolímpicos de Sydney foram confirmados nesta quinta-feira pelo Comitê Paraolímpico Internacional (CPI). Os testes foram feitos no final de semana que antecedeu o início do evento.
Os atletas são do halterofilismo e suas identidades estão preservadas até serem feitos novos testes para comprovar, ou não, tal consumo de substâncias proibidas.
Caso seja confirmada a segunda prova, os atletas serão expulsos das disputas e poderão pegar quatro anos de suspensão de todas as disputas internacionais, tal qual ocorreu com seis outros halterofilistas, dias atrás, nos mesmos Jogos Paraolímpicos.
A equipe saudita de halterofilismo se retirou do evento devido ao impedimento do atleta Hamed Abdul Al-Jandal de continuar nos Jogos, pois na última terça-feira seu resultado deu positivo para doping, declarou um porta-voz do CPI.
Nos Jogos de Atlanta 96 nenhum atleta foi suspenso, mas em Barcelona 92 cinco foram banidos por tempo determinado, sendo que todos eram halterofilistas. As análises laboratoriais feitas na Paraolimpíada são exatamente iguais as da Olimpíada.