Rio - Foi divulgada nesta quinta-feira a escala de árbitros para a próxima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa de 2002. Apenas a partida entre Bolívia e Uruguai, que será disputada em La Paz, não teve seu árbitro definido, pois a Associação Uruguaia de futebol (AUF) vetou o trio de arbitragem formado por brasileiros, encabeçado pelo pernambucano Wilson Souza Mendonça.
O motivo é um susposto beneficiamento aos clubes brasileiros Vasco e Palmeiras na Copa Mercosul em detrimento do Nacional, de Montevidéu. Na partida entre Nacional e Boca Juniors, da Argentina, que terminou empatada em 3 a 3 (caso houvesse empate neste jogo Vasco e Palmeiras se classificariam à segunda fase da Mercosul), os uruguaios alegam que o árbitro brasileiro Edílson Pereira de Carvalho deixou de marcar dois pênaltis a favor do Nacional e marcou um que não existiu a favor do Boca. Com o resultado o time uruguaio foi eliminado da Copa Mercosul.
A arbitragem de Bolívia x Uruguai ainda será divulgada pela Confederação Sul-Americana de Futebol. Os jogos restantes da rodada das Eliminatórias terão os seguintes árbitros:
Paraguai x Peru - Daniel Gimenez (Argentina)
Chile x Argentina - Carlos Amarila Demarque (Paraguai)
Venezuela x Equador - Eduardo Lecca Bittencourt (Peru)
Brasil x Colômbia - Jorge La Rionda Pietrafiesa (Uruguai)