CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidente do Sport é o “Eurico do Nordeste”
Sábado, 28 Outubro de 2000, 02h23
Atualizada: Sábado, 28 Outubro de 2000, 02h24

São Paulo - À sombra do polêmico Eurico Miranda (PPB-RJ), mas com um estilo diferente, está surgindo uma nova eminência parda entre os cartolas nacionais. Trata-se do polivalente deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE), que acumula a direção de duas empresas, a presidência do Sport Recife, uma vice-presidência do Clube dos 13 e uma vaga na CPI da Nike/CBF, na Câmara.

A partir deste domingo, Bivar pode ganhar uma nova função, como vice-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, a segunda cidade de Pernambuco. Bivar concorre na chapa do prefeito Fernando Rodovalho (PSC), favorito para a reeleição.

Ao contrário do verborrágico Eurico, que prioriza o Vasco e não mede palavras para defender seus interesses, Bivar trabalha em várias frentes e prefere atuar nos bastidores. Dono da Via Brasil, empresa aérea com linhas entre Recife e o centro do País, e da Excelsior Seguros, Bivar é um dos empresários mais ricos do Estado e dirige uma das duas Ferraris existentes no Recife.

Depois da fortuna acumulada com o seguro-obrigatório para automóveis e dos negócios que vão desde o ramo imobiliário até o de bingos televisivos, Pernambuco ficou pequeno para o cartola emergente, que agora está atrás dé prestígio nacional. Para se consolidar como um dos dirigentes mais importantes do País, sua maior aposta atual é mudar a Copa Nordeste em 2001.

Ao invés do formato atual de mata-mata, Luciano negocia com a CBF e a TV Globo, a realização de um campeonato com os 16 principais clubes do Nordeste. Os jogos seriam aos sábados e domingos, deixando as partidas do campeonato regional para o meio da semana. "Aos poucos, essa Copa vai substituir os campeonatos estaduais", planeja o dirigente.

A Globo pagaria R$ 12 milhões pelos direitos televisivos e a CBF colocaria o vencedor na Copa dos Campeões. Para o deputado, não há problema no fato de ele ser membro de uma CPI que vai investigar contratos da CBF e da TV Globo.

"Minha participação na CPI não é um gesto político, mas um ato de consciência", diz Bivar. "Não vou misturar as coisas."

Preocupado com sua reeleição no clube, no fim do ano, e com a oposição do seu ex-vice, Vandérson Lacerda, Bivar anunciou nesta semana uma parceria para o Sport de R$ 50 milhões com um grupo americano, cujo nome é segredo.

"Ninguém sabe que grupo é esse e duvido que o valor esteja correto", criticou Vandérson. Segundo ele, o clube está sem patrocínio desde março. "O último, do Sonrisal, foi eu que arrumei", alega Vandérson, que acha uma injustiça comparar Bivar com Eurico Miranda.

"Ele não chega nem aos pés do Eurico, que é meu amigo e vive o Vasco 24 horas por dia", diz o ex-vice do clube. "Para o Bivar, o Sport está em quinto plano."



O Estado de S. Paulo


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Sport
Sport tenta antecipar classificação vencendo Inter
Sport só precisa vencer Inter para se classificar
Corinthians perde outra, agora do Sport
Corinthians perde outra, agora do Sport
Veja lista completa
Histórias Inusitadas
Ex-atleticano "invade" CT do Cruzeiro para fazer campanha
Time italiano contrata brasileiro que jogava na China
Hepatite pode ter matado jogador romeno
Goleiro bate em policiais e vai preso
Veja lista completa
Eurico Miranda
Ex-conselheiro denuncia Vasco e Eurico
Eurico diz que Pelé negociou Geovanni quando era ministro
Vem aí a guerra entre Eurico Miranda e senadores
Senador diz que Eurico representa a “marginália”
Veja lista completa
Copa JH - Módulo Azul
Prejuízo financeiro para todos os lados na Copa JH
Corinthians tem um novo chefão no futebol
Sócrates e Neto tecem duras críticas ao Corinthians
Júnior Baiano critica companheiros de equipe
Veja lista completa