CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 Últimas Notícias
 F-Indy
 F-3000
 Indy Lights
 Motovelocidade
 F-3 Sul-Americana
 F-3 Inglesa
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Automobilismo
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gil de Ferran larga na pole em Fontana
Sábado, 28 Outubro de 2000, 18h17
Atualizada: Domingo, 29 Outubro de 2000, 10h44

Fontana - O brasileiro Gil de Ferran deu no sábado mais um passo na sua luta pelo título da Indy, ao conquistar a pole position para as 500 Milhas de Fontana. Com tempo de 30s255 e velocidade média de 241,428 mph (388,457 km/h), o piloto brasileiro da Penske não só garantiu o primeiro lugar no grid de largada como somou mais um ponto na classificação, passando a 154, contra 148 do mexicano Adrian Fernandez (Patrick), seu principal concorrente, que fez apenas o 16.º tempo (31s261).

A DirecTV transmite a prova ao vivo, a partir das 17h30 de Brasília. Gil tenta conquistar o segundo título para o Brasil. Émerson Fittipaldi venceu em 1989.

Gil estabeleceu também o novo recorde oficial para a pista. O anterior, que pertencia a Maurício Gugelmin (240,942 mph), havia sido batido na sexta-feira pelo colombiano Juan Pablo Montoya, mas de forma extra-oficial, por ser no treino livre. Michael Andretti (Newman-Haas) larga em segundo, com Christian Fittipaldi (Newman-Haas) em terceiro, Hélio Castro Neves (Penske) em quarto, Montoya (Chip Ganassi) em quinto e Jimmy Vasser (Chip Ganassi) em sexto. "Meu desafio número 1 é terminar a prova, como toda 500 Milhas", afirmou Gil. "Vai ser muito importante manter a calma para terminar na frente."

A prova só será disputada se o serviço de meteorologia falhar, já que está prevista chuva. O vencedor receberá um prêmio de US$ 1 milhão, mesmo valor que será dado ao campeão. Como agora tem seis pontos de vantagem, Gil garantiria o título chegando em segundo lugar, pois somaria 170 pontos.

Mesmo vencendo e liderando o maior número de voltas, Adrian Fernandez marcaria 21 e chegaria a 169 pontos. Empatados em terceiro com 134 pontos, o canadense Paul Tracy (Green) e o sueco Kenny Brack (Rahal) dependem de maus resultados de Gil e Fernandez para sonharem com o título. A remota possibilidade de Roberto Pupo Moreno (Patrick), 19.º no grid, se esvaneceu, pois além de torcer contra os concorrentes, ele precisaria conquistar a pole para ter chance de fazer 22 pontos (seriam mais 20 com uma eventual vitória e um com o maior número de voltas na liderança).

Essa corrida é mais imprevisível do que o normal. Por causa da longa duração e da grande quantidade de paradas nos boxes, largar na pole pode não representar uma grande vantagem. Nos treinos livres da manhã, houve um acidente envolvendo Moreno e o italiano Max Papis. O brasileiro prosseguiu na pista com o carro reserva e Papis foi levado para o Centro Médico do autódromo, onde foi constatado que ele não sofreu nenhum ferimento grave.

A equipe Mo Nunn ficou sem motor quando a Mercedes decidiu abandonar a categoria. Ainda não foi oficializado, mas a equipe terá motores da japonesa Honda na próxima temporada. E tudo indica que terá mais um piloto, provavelmente Jimmy Vasser, que está deixando a Chip Ganassi –atualmente, a Mo Nunn conta apenas com o brasileiro Tony Kanaan.

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Fórmula Indy
Acompanhe online a decisão da Indy
Montoya bate recorde de Gugelmin em Fontana
Piloto espanhol é punido com perda de pontos na Indy
Brasileiros vão correr juntos na Newman-Haas
Veja lista completa
Gil de Ferran
Gil faz o segundo tempo e Helinho escapa por pouco de acidente
Gil de Ferran confiante no desempenho em Fontana
Maurício Gugelmin aposta em Gil de Ferran
Gil de Ferran culpa Montoya por batida
Veja lista completa