Rio - Em entrevista à Rádio Nacional, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que várias CPIs já deram certo no país, e que por isso ele aposta no sucesso da CPI do Senado, que investiga supostas irregularidades no futebol brasileiro. O senador lembrou que a idéia de que toda CPI acaba em pizza vem do fato dela só ter poder para punir parlamentares.
"Quando não se trata de parlamentares, a CPI apresenta o relatório, cabendo ao Ministério Público as ações penais", afirmou Dias. O senador lembrou que várias CPIs deram grandes contribuições ao país, como a dos anões do orçamento, a que cassou o mandato do ex-presidente Fernando Collor de Melo, a do narcotráfico, a do judiciário, entre outras. "Como podemos ver, dentro do Congresso, a CPI é instrumento rigoroso, mas fora dele, depende do Poder Judiciário", afirmou Dias.
Álvaro Dias confirmou que o ministro da Previdência, Waldeck Ornélas, vai ser ouvido nesta quarta-feira pela CPI. Ornélas vai falar sobre débito dos clubes, das federações e da CBF, que atinge a marca dos R$ 180 milhões.