Belo Horizonte - Vida ou morte, para o Atlético. Questão de honra, para o América. O clássico de hoje, às 18 horas, no Mineirão, entre as duas equipes promete ser um dos mais disputados dos últimos tempos. O Atlético precisa vencer para continuar com chances de seguir no Módulo Azul da Copa João Havelange. Ao América resta superar o rival e os outros dois adversários que tem pela frente para terminar a competição em uma posição honrosa.
O clássico de hoje à tarde irá marcar o reencontro de dois amigos. O técnico do América, Jair Pereira, comandou o Coritiba durante a disputa da Copa Sul-Minas, no início do ano e tinha como auxiliar o atual treinador do Atlético, Nedo Xavier.
No Atlético, o clima é de alto astral. A vibração voltou ao Atlético depois da vitória de 2 a 0 sobre o Boca Juniors pela Copa Mercosul. Mas o time tem dois desfalques importantes para este jogo. O apoiador Cleison levou o quinto cartão amarelo e cumpre suspensão automática. Na mesma situação se encontra Guilherme, que foi expulso na derrota de 2 a 1 para o São Paulo na última rodada. Entram, respectivamente, Lincoln e Valdir Bigode.
Com a entrada do armador, o Atlético vai jogar apenas com um volante: Valdir Paulista. “Lincoln já atuou nesta posição, ele tem qualidade técnica e força física, pois é um jogador jovem e tem facilidade na saída de bola da defesa para o ataque", disse o técnico Valdonedo Xavier, o Nedo, que faz o seu primeiro clássico como treinador do Atlético. “Em clássicos precisamos ter algumas precauções", observou.
Quanto a entrada de Valdir Bigode no ataque, Nedo Xavier não vê problemas. “Ele e Marques já atuaram juntos. Valdir é um atacante nato que joga dentro da área", disse o treinador que não muda a característica da equipe jogar. “O Atlético tem a sua filosofia de jogar e não vai mudá-la", garantiu.
O técnico do América, Jair Pereira, ganhou uma dor-de-cabeça na véspera do clássico. O zagueiro André Figueiredo substituiria o volante Edgar, que cumpre suspensão, mas acabou sendo vetado pelo Departamento Médico. O corte no supercílio direito, conseqüência de uma cabeçada no jogo contra o Vitória, há uma semana, abriu durante uma brincadeira do jogador com seu filho Mateus, de 1 ano.
Diante deste problema, Jair Pereira preferiu definir a escalação do América apenas amanhã, antes do jogo. “Tenho duas opções: colocar o Thiago, que é zagueiro, ou escalar o Ruy e deslocá-lo para atrás, jogando com o Pintado", informou o treinador. O atacante Celso, que sentiu uma lombalgia durante a semana, foi confirmado na equipe.
Além de Edgar e André, Jair Pereira não poderá contar com o armador Fabrício, outra opção para o meio-campo. O jogador também cumpre suspensão automática - foi expulso na partida contra o Vitória.