São Paulo - O judoca Rogério Sampaio fará sua despedida dos tatames nos Jogos Abertos do Interior, que serão disputados a partir de sexta-feira, em Santos. Medalha de ouro na Olimpíada de Barcelona, o atleta fará sua última apresentação no sábado, competindo pela equipe da casa.
A decisão de encerrar a carreira nos Jogos Abertos tem um valor simbólico. "Para mim foi um aprendizado enorme", disse o judoca, ao lembrar das disputas que teve na competição. "Comecei quando era juvenil, mas lutava contra atletas adultos, tendo a oportunidade de me avaliar com os melhores do Brasil, que eu não enfrentava em outras disputas."
O judoca tem planos para o futuro. Além de manter a academia em Santos - que tem atletas como Mário Sabino, representante meio-pesado do Brasil na Olimpíada de Sydney -, Sampaio vai começar a carreira de empresário, importando quimonos, que terão sua griffe.
Os Jogos Abertos deste ano, que começam sexta-feira, terão 10 mil atletas de 128 cidades, confirmadas no congresso técnico desta terça-feira. São Caetano deverá ter o maior número de atletas que participaram da Olimpíada de Sydney na competição - cerca de 15. A cerimônia de abertura será sexta-feira, na Vila Belmiro. Domingo será escolhida a cidade sede da próxima edição do evento.