Porto Alegre - O novo técnico da seleção, Émerson Leão, espera resolver com uma conversa reservada, na segunda-feira, dia do primeiro treino, um dos mistérios das últimas seleções brasileiras: por que Rivaldo não consegue repetir suas grandes atuações do Barcelona?
Leão espera que Rivaldo revele em qual posição no campo ele se sente mais à vontade. Com isso, o treinador pretende ver o jogador repetir na Seleção o mesmo desempenho que vem mostrando no Campeonato Espanhol e na Copa dos Campeões. O Brasil enfrenta a Colômbia no próximo dia 15, no Morumbi, pelas Eliminatórias da Copa de 2002. Com Rivaldo.
O atacante está novamente em alta na Espanha. Chegou a ser criticado pela torcida e até vaiado no início da temporada, mas respondeu com cinco gols em dois jogos, em outubro. Depois disso, voltou a se destacar, a ponto de os companheiros de time afirmarem que a equipe se sustentava nos seus gols. O holandês Patrick Kluivert chegou a dizer que esta dependência não é normal. No último fim de semana, foi ele quem fez o gol da vitória sobre o Las Palmas. Rivaldo é considerado o melhor jogador do mundo e está sendo cotado para repetir a façanha nesta temporada.
Na seleção, muitas vezes o atleta foi usado como um meia sem muita liberdade, dividido entre a tarefa de completar o jogo do meio-campo e a obrigação de marcar os gols na frente. A tendência é que Leão escale Rivaldo como atacante ao lado de Romário, outro jogador em ótima fase. O atleta do Barcelona terá mais liberdade para se mover do meio para a área.
Se a fórmula der certo, o Brasil pode chegar a 20 pontos nas Eliminatórias, dois a menos do que a líder Argentina – que joga no dia seguinte. A apresentação do time está marcada para o próximo domingo, às 22h30min, em São Paulo.