São Paulo - Mal chegou em São Paulo vindo de Cascavel, onde no último fim de semana conquistou o vice-campeonato sul americano de Fórmula 3, João Paulo Oliveira já teve de embarcar para a Europa nesta quarta-feira. Ele foi convidado por telefone pelo italiano Ivone Pinton, dono da equipe Durango/Benetton Jr. de Fórmula 3000, para testar nesta quinta e sexta-feiras no circuito de Valência, na Espanha.
"Quando estávamos em Cascavel para a final da Fórmula 3 recebi alguns telefonemas da Benetton Junior, mas eles me confirmaram nos testes só no final da tarde de terça", disse o piloto, que este ano venceu cinco provas de Fórmula 3, e ainda estabeleceu o maior número de pole positions (sete) e voltas mais rápidas (sete) na categoria.
João Paulo testará o dia todo na quinta-feira, e volta à pista na sexta-feira pela manhã, para mais um período de treinos. "Fiquei muito contente com essa oportunidade, especialmente porque não vou pagar nada pelo teste e existe a possibilidade de eu correr lá no ano que vem", completou o piloto da All Invest/Flytour.
O brasileiro tem recebido diversos convites para testes na Europa, inclusive da Prost Junior de F-3000. Ele adiantou que também conversa com equipes de Fórmula 3 da Alemanha e da Inglaterra, para dar um passo adiante em sua carreira. "Algumas pessoas da Benetton Junior acompanharam meu primeiro teste na F-3000 e gostaram bastante. Acredito no potencial da equipe e espero aproveitar esse treino para ficar mais perto do automobilismo europeu, que é a minha meta para o próximo ano", disse o paulista de apenas 19 anos.
A principal dificuldade encontrada por João Paulo Oliveira é muito comum entre os pilotos brasileiros: a falta de um contrato de patrocínio que garanta a verba necessária para custear uma equipe vencedora. "O maior problema é dinheiro e no caso da Benetton Junior fica um pouco mais fácil, porque a equipe já tem parte do patrocínio necessário para toda a temporada", revelou Oliveira.
O paulista João Paulo Oliveira teve um início de carreira meteórico no automobilismo. Depois de apenas uma temporada completa no kart, ele fez corridas esporádicas com monopostos das Fórmulas Ford e Chevrolet em 1998, com os quais conquistou suas primeiras vitórias e pole positions.
No ano passado, chegou ao seu primeiro título internacional. Competindo pela equipe Cesário Fómula no Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3, categoria "B" (atual F-3 Light), Oliveira ganhou metade das 18 corridas da temporada, marcou 10 poles e 14 melhores voltas, garantindo o título por antecipação. Neste ano, o piloto paulista subiu para a categoria principal e manteve-se na disputa pelo título até a última etapa.
João Paulo Oliveira venceu 36,7% (18 vitórias) das 49 corridas que disputou desde que começou sua carreira no automobilismo, e de 98 para cá já marcou 21 pole positions (aproveitamento de 42,8%). Suas estatísticas mostram ainda uma média impressionante no quesito volta mais rápida: 26 em 49 provas (53,0%). João Paulo terminou ainda 39 vezes entre os "Top Ten", atingindo um aproveitamento de 79,6%.