Rio - A Nike do Brasil preferiu não se estender nos comentários sobre o contrato da empresa de material esportivo com o Manchester United, no valor de US$ 438,5 milhões, por um período de 13 anos, quantia superior ao estabelecido entre a Nike e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), de cerca de US$ 400 milhões, por dez anos.
Depois de repassar à imprensa o informativo distribuído pelo clube inglês ao mercado financeiro, no qual constam detalhes da negociação com a empresa, a assessoria de imprensa da Nike, no Rio, estava autorizada apenas a afirmar ser "impossível a comparação entre os dois contratos, por serem completamente diferentes".
Na concepção da Nike, essas diferenças se referem à exposição na mídia da marca da empresa. Como a seleção brasileira não joga mais que 20 vezes por ano e o Manchester entra em campo pelo menos 75 vezes no mesmo período, a Nike teria de fazer um investimento maior com o clube.
A Nike fornece material esportivo para as seleções sub-17, sub-20 e sub-23, além da seleção principal e da feminina. Pelo contrato com a CBF, de 1996 a 2006, a entidade receberia US$ 170 milhões em dinheiro, US$ 150 milhões em marketing e o restante em outras vantagens, como a cessão de uniforme.
A Nike terá, a partir de 2002, direitos mundiais como patrocinador oficial do Manchester e vai poder operar as dezenas de lojas do clube espalhadas pelo mundo. A empresa fornecerá equipamento esportivo, roupas e calçados para o Manchester.