Rio - Emerson Leão vai estrear nesta quarta-feira como técnico da Seleção Brasileira. No entanto, como jogador já enfrentou a seleção da Colômbia em duas oportunidades, coincidentemente em partidas válidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Ele está invicto. Venceu um jogo e empatou outro, ambos em 1977.
Nestas partidas, sequer sofreu um gol. O primeiro destes jogos aconteceu no dia 20 de fevereiro, no Estádio El Campin, em Bogotá. A Seleção Brasileira testou um novo sistema tático, com Givanildo, Falcão, Zico e Rivelino no meio de campo. Foi o que o técnico Oswaldo Brandão denominou de "quadrado mágico". No entanto, o time jogou muito mal e empatou por 0 a 0. O goleiro teve pouco trabalho na partida na qual a Seleção Brasileira atuou com Leão, Zé Maria, Amaral, Beto Fuscão e Wladimir; Givanildo (Caçapava), Falcão, Zico e Rivelino; Gil (Valdomiro) e Roberto Dinamite. Naquele tempo, empatar com a Colômbia era considerado um resultado muito ruim. Tanto que Oswaldo Brandão foi demitido.
Cláudio Coutinho o substituiu e estreou goleando o mesmo adversário por 6 a 0. Leão novamente não teve qualquer trabalho no jogo realizado no Maracanã. A Seleção Brasileira jogou com Leão, Zé Maria, Luís Pereira, Carlos Alberto Torres e Marinho (Edinho); Cerezo, Zico e Rivelino; Gil (Joãozinho), Roberto Dinamite e Paulo César Lima.