São Paulo - Enquanto disputam os jogos da temporada 2000/01 da NBA, a liga profissional masculina de basquete norte-americano, 120 jogadores estão sendo observados com olhares diferenciados pelos fãs do esporte. São "atletas-candidatos" que disputam vaga no 50º All-Star Game - o jogo que reúne a cada temporada os principais atletas da NBA.
Eles foram escolhidos por um grupo de repórteres que cobre a NBA regularmente. O Jogo das Estrelas será realizado no MCI Center, em Washington, em 11 de fevereiro. Mas os torcedores desde ontem já podem ir convocando os melhores jogadores, até 14 de janeiro.
Para isso, estarão à disposição em 29 ginásios que recebem os jogos da liga cédulas de votação e urnas. Os fãs poderão eleger dois armadores, dois alas e um pivô para cada Conferência.
Os patrocinadores do evento também colocaram urnas no saguão de entrada de 1.650 salas de cinema -não só no Estados Unidos, mas também no Canadá e em Porto Rico-, além de aceitarem votos pela Internet. Votaram para a escolha dos atletas que participaram do All-Star Game do ano passado cerca de 4 milhões de torcedores. Desta vez estão à disposição dos fãs aproximadamente 15 milhões de cédulas.
Para estimular as escolhas foram produzidos filmes de curta-metragem em que os atletas-canditatos pedem o voto dos "eleitores". Por conta disso, viraram astros de cinema o ala Grant Hill, do Orlando Magic; Jalen Rose, armador do Indiana Pacers, e Tim Duncan, que atua como pivô no San Antonio Spurs.
Visitantes bem Com uma facilidade surpreendente, jogando em Nova Jersey, o Portland Trail Blazers derrotou os Nets, de Nova Jersey, por 94 a 82, na minirrodada de segunda-feira. O grande destaque do jogo foi o ala/pivô Rasheed Wallace, de 26 anos e 2,11 m, que marcou 16 pontos, além de conseguir 11 rebotes.
Na outra partida da noite, em Los Angeles, os 22 pontos marcados por Shawn Bradley tiveram um peso considerável na vitória dos Mavericks, de Dallas, sobre os Clippers: 90 a 76. O pivô, de 28 anos e 2, 29 m, foi preciso em oito de nove arremessos.