Londres - Um grupo de jogadores cristãos inaugurou esta semana, em Londres, a "Aliança para os Problemas de Futebol (FPA)", cuja finalidade é ajudar colegas a resolver problemas com " um ponto de vista independente, de acordo com os princípios da Bíblia".
"Queremos tentar liberar as tensões pessoais propondo soluções que devem ser aceitas livremente pelas duas partes envolvidas, sem que existam vencedores nem perdedores", explicou o coordenador da FPA, Mark Blythe, membro da Aliança Evangélica, que freqüenta as partidas de futebol interparoquiais.
Segundo Blythe existem vários temas nos quais a FPA pode oferecer ajuda: "se existem disputas entre clubes, lutas de poder, disputas entre jogadores ou com os técnicos, podemos dar-lhes uma solução de um ponto de vista cristão e evitar que as relações pessoais fiquem deterioradas".
Na equipe de conselheiros da FPA, Blythe será apoiado por David Hilborn, um especialista em Teologia, por Graham Daniels, ex-jogador do Cambridge United (terceira divisão) e membro dos "Cristãos no Esporte". Também por John Batham, um treinador adjunto diplomado pela Federação Inglesa de Futebol (FA) e, inclusive, por Dave Oakley, dos "Embaixadores no Esporte", uma associação que promove as virtudes morais no esporte.
"Este serviço é destinado à pessoas de todos os níveis do futebol, desde o menor clube até a seleção nacional, mas duvido que jogadores da seleção da Inglaterra nos procurem", declarou Blythe. Su Aliança evangélica tem o estatuto de obra de caridade e disponibiliza um site na internet (www.eauk.org).