São Paulo - O tenista Gustavo Kuerten voltou ao Brasil para se preparar para a Masters Cup de Lisboa, o Mundial do Tênis, que começa na semana que vem, na capital portuguesa, reunindo os oitos melhores jogadores da temporada.
O catarinense chegou a Florianópolis no domingo e embarca para Portugal na quinta-feira.
A segunda-feira de Guga, segundo colocado na Corrida dos Campeões, com 709 pontos, e terceiro no ranking mundial, com 3557, foi toda dedicada à restauração da musculatura e ao trabalho de piscina, preparados especialmente pelo técnico Larri Passos e pelo preparador físico, Edmilson Amorelli.
Além disso, Guga também aproveitou o dia de sol, em Florianópolis, para relaxar e ir à praia.
Na terça-feira, ele e Larri darão início ao trabalho em quadra. "Treinaremos das 9h às 12h e à tarde trabalharemos o fortalecimento físico", expliocou o técnico, lembrando que estarão treinando nas quadras de grama cobertas da academia do irmão mais velho de Guga, Rafael, a P&K.
"As expectativas são as melhores possíveis para Lisboa. Estou super motivado com a minha performance e com os meus últimos resultados", disse Guga, referindo-se à semifinal do Masters Series de Paris, que alcançou na semana passada.
Passos, ressaltou ainda, que desde o final de junho, Guga vem jogando em superfícies rápidas e que o pupilo vem evoluindo e obtendo grandes resultados neste tipo de piso. "Há seis meses que estamos jogando na rápida. Estou muito satisfeito com os resultados do Guga e ele está se mantendo em um nível excelente."
O primeiro grande resultado de Guga, na quadra rápida, foi no Masters Series de Miami, no início de abril, quando alcançou a final do torneio, conhecido como o quinto Grand Slam, só perdendo o último jogo, muito disputado para Pete Sampras. A performance no torneio rendeu a Guga e a Larri Passos, elogios do dono de 13 títulos de Grand Slam e rei da grama, Sampras.
Depois, em agosto, Guga alcançou a semifinal do Masters Series de Cincinnati, conquistou seu primeiro título em piso rápido, em Indianápolis e em setembro foi às quartas-de-final dos Jogos Olímpicos de Sydney. Em outubro, Guga foi quadrifinalista dos ATP Tours de Hong Kong e Tóquio e neste mês, em quadra de carpete coberto, foi às quartas-de-final em Lyon e à semi, em Paris.
"Estou cada vez mais à vontade neste tipo de piso. Trabalhamos muito nesses últimos anos e quanto mais eu jogo torneios, mais vou aprendendo e hoje em dia, as coisas estão bem mais claras para mim, do que eu tenho que fazer, nessas quadras", explicou Guga.
A Masters Cup de Lisboa será o último torneio de Guga, na temporada 2000. Além dele, estarão participando, Marat Safin, Pete Sampras, Magnus Norman, Andre Agassi, Lleyton Hewitt, Yevgeny Kafelnikov e Alex Corretja. A competição começa dia 28.