Belo Horizonte - O Cruzeiro terá força total para evitar surpresas contra o Malutrom, vencedor do Módulo Verde-Branco (o que seria a Terceira Divisão do futebol brasileiro). O técnico Luiz Felipe Scolari terá à disposição todos os titulares para o primeiro jogo das oitavas-de-final da Copa João Havelange, provavelmente no Estádio Durival de Brito, em Curitiba, quinta-feira. O segundo jogo será disputado domingo, no Mineirão.
As mudanças no Cruzeiro serão profundas. Nada menos que oito titulares retornarão ao time em relação ao que empatou com o Coritiba em 1 a 1, na última rodada da fase classificatória do Módulo Azul da Copa João Havelange. Em Curitiba, o Cruzeiro esteve reforçado pelo lateral-direito Rodrigo e o apoiador Sérgio Manoel. Os zagueiros Cris e Cléber, o lateral-esquerdo Sorín e os volantes Donizete Oliveira e Ricardinho tiveram seus cartões amarelos zerados nas oitavas (eles tinham quatro e, por isso, não enfrentaram o Coritiba).
Além deles, vão retornar ao Cruzeiro o meia Jackson e os atacantes Oséas e Geovanni, que cumpriu a suspensão. O goleiro Jefferson, recuperado de lesão na panturrilha esquerda, deve voltar ao time, apesar das boas atuações de Fabiano.
Agora, nesta fase vai prevalecer o saldo de gols. E, como na Copa do Brasil, o gol na casa do adversário, em caso de igualdade em todos os critérios - ponto e saldo de gols - servirá de desempate. O Cruzeiro terminou em primeiro lugar no Módulo Azul, com 45 pontos. Já o Malutrom, com a vitória sobre o Uberlândia por 3 a 2, no domingo, entrou para o seleto grupo da elite do futebol brasileiro.
Scolari não esteve ontem à tarde na Toca da Raposa, na reapresentação dos jogadores. Ele seguiu para Porto Alegre, no domingo, após o jogo contra o Coritiba, para Porto Alegre, onde participou ontem das festividades dos 100 anos da crônica esportiva do Rio Grande do Sul. O treino foi dirigido pelo auxiliar-técnico Flávio Teixeira “Murtosa".
Apesar de enfrentar o Malutrom, uma equipe considerada inferior tecnicamente, ninguém no Cruzeiro quer ser pego de surpresa. Por isso, a precaução é a tônica do bate-papo entre os jogadores. O volante Ricardinho considera importante o Cruzeiro manter a determinação dos jogos anteriores.
“Temos que procurar jogar bem e, para isso, vamos ter que entrar em campo com todo o respeito ao adversário. Mas acho que temos condições de, se jogarmos bem, buscar um resultado positivo", explica o volante, que será procurado pela diretoria para a antecipação da renovação de seu contrato, que só termina em julho de 2001. Para tanto, Murtosa acompanhou os jogos decisivos entre Malutrom e Uberlândia e já repassou as informações sobre o adversário para Scolari.