Florianópolis - O tenista Gustavo Kuerten vai estar na segunda posição da Lista de Entrada (em que são computados os resultados das últimas 52 semanas) a ser divulgada na próxima segunda-feira pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).
Será a melhor colocação do brasileiro em toda a sua história e ele atinge esta condição num momento estratégico: justamente na semana da disputa do Master Cup de Lisboa, o Mundial de Tênis, que será jogado de 28 de novembro a 3 de dezembro.
Na Corrida dos Campeões, o novo ranking em que são computados apenas os resultados deste ano, Guga também está na segunda posição, atrás justamente de Safin, que lhe roubou a liderança recentemente.
Como número 2 do mundo, Guga vai encabeçar um dos grupos do Mundial de Lisboa, enquanto Marat Safin liderará o outro. Assim, o brasileiro aumenta suas probabilidades de encontrar-se com o russo em uma das semifinais, num jogo que poderia dar a Gustavo Kuerten a posição de número 1 do mundo.
Na próxima segunda-feira, o atual vice-líder do ranking mundial, o norte-americano Pete Sampras, vai perder 512 pontos do título do Mundial conquistado ano passado em Hannover, Alemanha, campeonato que este ano foi para Lisboa. Com isso, Guga, hoje terceiro do mundo no antigo ranking, irá assumir a vice-liderança.
Essa notícia deixou Guga eufórico nesta quarta-feira, em Florianópolis, onde ele realizou o último treinamento antes do embarque para Portugal, programado para esta quinta-feira. "Vou para Lisboa com uma grande expectativa", disse o tenista, que treinou na academia de seu irmão, Rafael, em uma quadra coberta e de carpete, condições semelhantes às que encontrará em Lisboa.
"Sei que vai ser difícil superar o Safin, pois ele conquistou a liderança por merecer e já conquistou sete títulos na temporada, mas enquanto tiver alguma chance vou continuar lutando para tentar terminar o ano como número 1 do mundo", prometeu o brasileiro.