Rio - O atacante Rivaldo, do Barcelona, pode ser eleito pela Fifa pelo segundo ano consecutivo como o melhor jogador do mundo. O site da entidade divulgou nesta sexta-feira que o título de melhor jogador de 2000 será disputado entre o craque brasileiro, o português Luis Figo e o francês Zinedine Zidane. A escolha será anunciada no dia 11 de dezembro, em cerimônia que será realizada em Roma.
Dos três, o único que ainda não recebeu o prêmio foi Figo. O atacante português se transferiu na metade deste ano para o Real Madrid, depois de ter defendido o Barcelona, maior rival do clube da capital espanhola.
Rivaldo e Zidane já ganharam este prêmio. Foram os dois mais recentes vencedores. O francês, em 1998, ano em que se sagrou campeão mundial. Já o atacante brasileiro no ano passado, devido ao bom desempenho que teve defendendo o Barcelona. Na ocasião, derrotou o inglês Beckham, do Manchester United, e o argentino Batistuta, que estava na Fiorentina.
Dos três, apenas Zidane conquistou um título nesta temporada. O atacante
da Juventus de Turim se sagrou campeão da Eurocopa com a seleção francesa. Foi eleito o melhor de 1998 ao derrotar o brasileiro Ronaldo, da Internazionale de Milão, e Bergkamp, do Arsenal.
Três brasileiros já conquistaram o título de melhor jogador do mundo,
prêmio anualmente oferecido pela Fifa: Romário (1994), Ronaldo (1996 e 1997) e Rivaldo (1999).