São Paulo - Apesar da chuva intensa, hoje no circuito de Silverstone, o primeiro teste de Luciano Burti com o carro híbrido da Jaguar, R1B, deixou o piloto bastante contente. "Na estréia do modelo deste ano, o R1, tivemos problemas de toda natureza, enquanto o R1B não apresentou nada de anormal."
Depois de 40 dias sem atividade nas pistas, proibidas pelo regulamento, várias equipes iniciaram hoje sua preparação para o Mundial que começa dia 4 de março na Austrália.
Burti já experimentou nesta sexta-feira na Inglaterra o novo motor Ford, câmbio de sete marchas e suspensões traseiras que a Jaguar adotará em seu novo carro, o R2, previsto para ser lançado na segunda quinzena de janeiro. Foram cerca de 35 voltas sobre o asfalto muito molhado de Silverstone.
"O mais importante é que tudo funcionou, até o câmbio, sem nenhum vazamento ou quebra de componentes", disse Burti. Os pneus Michelin, usados pela primeira vez pelo piloto, não puderam ser avaliados. "Não é a versão que teremos nos testes de Jerez de la Frontera, dias 5, 6 e 7, e além disso choveu forte o tempo todo."
Bobby Rahal, ex-piloto e atual dono de equipe na Fórmula Indy, assumiu hoje oficialmente o cargo de diretor geral da Jaguar. Primeira providência: substituiu o irlandês Gary Anderson pelo norte-americano Steve Nichols como diretor-técnico. Nichols, sob a orientação do sul-africano Gordon Murray, projetou o modelo MP4/4 da McLaren, de 1988, com que Ayrton Senna foi campeão do mundo. Depois disso seus trabalhos na F-1 foram desastrosos, como a Ferrari de 1992. Ele já não vivia o dia-a-dia da F-1 há alguns anos.