Rio - Yevgeny Kafelnikov estreou com vitória na Masters Cup, que está sendo disputada em Lisboa, Portugal. Após cometer o dobro de erros não-forçados de Magnus Norman no primeiro set, o russo conseguiu se recuperar e vencer o sueco de virada, por 2 sets a 1 (4/6, 7/5, 6/1), em duas horas e oito minutos de partida. Com o resultado, Kafelnikov e o americano Andre Agassi, que derrotou o brasileiro Gustavo Kuerten na terça-feira, dividem a liderança do Grupo Verde do torneio, com uma vitória cada.
Os erros de Kafelnikov decidiram o primeiro set: foram 20, 10 a mais do que Norman, que teve o mérito de não falhar nos pontos decisivos. Duas devoluções do russo na rede nos últimos pontos do sétimo game deram ao sueco a primeira quebra de serviço. Mas Norman jogou muito mal no game seguinte e, com uma dupla falta no ponto final, deixou Kafelnikov dar o troco e empatar em 4 a 4. Com quatro erros do russo, um deles no ponto decisivo, Norman obteve outra quebra, fazendo 5 a 4. E fez um décimo game perfeito para fechar o set em 6 a 4, em 43 minutos.
O segundo set parecia uma cópia do primeiro: ajudado pelos erros não-forçados de Kafelnikov, no sétimo game Norman quebrou o serviço do russo, que deu o troco no game seguinte. Mas, ao contrário do set inicial, o campeão dos Jogos de Sydney confirmou seu saque no nono game e começou a levar vantagem nas trocas de bola com Norman, que passou a falhar mais do que o russo. Ajudado por duas devoluções erradas do sueco, Kafelnikov obteve outra quebra no 12º game, vencendo o set por 7 a 5, em 52 minutos.
Norman não conseguiu se recuperar na partida, cometendo muitos erros, enquanto o russo melhorou sua pontaria no terceiro set: após as 20 falhas no set inicial, Kafelnikov errou 18 vezes nos dois últimos sets, enquanto o sueco teve um total de 40 erros não-forçados em toda a partida.
Kafelnikov quebrou o serviço do sueco no segundo game, abrindo 3 a 0 em seguida, e quase obteve outra quebra no quarto game: após estar vencendo por 40 a 15, Norman jogou duas bolas para fora e cometeu uma dupla falta. Mas o russo errou no ponto decisivo e depois Norman fechou o game com dois aces.
No sexto game, não houve jeito: Kafelnikov conseguiu uma quebra com um winner no último ponto, fazendo 5 a 1. O russo recebeu atendimento médico após o game, por sentir dores no braço direito. Mas isso não o impediu de vencer o último game, novamente contando com um erro de Norman, que jogou a bola na rede no último ponto. Kafelnikov ganhou o set por 6 a 1, em 33 minutos, e a partida por 2 a 1.