São Paulo – Duas vitórias e uma derrota separam Gustavo Kuerten de se tornar o primeiro tenista sul-americano a terminar uma temporada como número 1 do mundo. O brasileiro assegurou seu lugar nas semifinais da Masters Cup e já garantiu 40 pontos no ranking mundial. Com a derrota do russo Marat Safin para o americano Pete Sampras, o atual número 1 também somou 40 pontos no torneio disputado em Portugal. Mas Guga ainda precisa descontar os 75 pontos que o separam de Safin.
Para chegar lá, o brasileiro tem que vencer Sampras nas semifinais e, depois, levantar a taça no torneio português. Com isso, garantiria mais 90 pontos, o suficiente para deixar o russo para trás. Mas só isso não basta. Safin não pode marcar mais pontos em Lisboa. Neste sábado, Guga terá ainda que torcer para o americano Andre Agassi, que o derrotou na primeira rodada, mande o líder da Corrida dos Campeões para casa mais cedo. Só assim conseguirá o topo.
O brasileiro, no entanto, já assegurou uma conquista. Mesmo que perca para Sampras nas semifinais, terminará o ano como número 2 do mundo, a melhor posição de sua carreira ao final de uma temporada. Isso sem contar o fato de ter sido ele o tenista que mais semanas ficou na liderança da Corrida dos Campeões em 2000.