São Paulo – O brasileiro Ricardo Zonta comanda nesta terça-feira, no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, os treinamentos da Jordan nos testes coletivos das equipes de Fórmula 1. Na quarta-feira, ele ganhará a companhia do italiano Jarno Trulli. A bateria seque até a quinta-feira.
Zonta, que foi piloto de testes da Jordan em 1997, fez sua reestréia na equipe na última sexta-feira, com um teste pouco produtivo no circuito inglês de Silverstone. Choveu muito durante o dia e pouco se pôde fazer. Em Jerez, o piloto, que disputou o Mundial de 2000 pela BAR, vai dividir a pista com praticamente todas as escuderias. “Vai ser bom encontrar todo mundo de novo. Vamos continuar testando com o novo sistema de gerenciamento da Honda, mas ainda com o motor deste ano”, disse. “Algumas equipes, como a McLaren, já vão andar com o controle de tração, mas a Jordan por enquanto não vai testar com o sistema.”.
O controle de tração era proibido até a temporada passada e é dado como certo de que será liberado para 2001. O mecanismo permite que os carros fiquem mais estáveis, especialmente na largada, facilitando o trabalho dos pilotos.
Zonta acredita que as comparações em Jerez não serão válidas. “As equipes vão estar testando coisas diferentes e vai ser difícil saber como cada uma realmente está andando”, disse.