Londres - O piloto brasileiro Ricardo Zonta, que perdeu seu lugar na equipe de Fórmula 1 BAR no final da temporada, criticou a equipe em uma entrevista publicada nesta quinta-feira.
Zonta, que será o piloto de testes da Jordan em 2001, foi substituído pelo francês Olivier Panis e afirmou que sua confiança foi arruinada na BAR.
"Perdi a confiança na minha máquina e em mim mesmo", disse Zonta segundo a revista britânica Autosport de quinta-feira. "A situação piorou por causa do ambiente na equipe. Em vez de encontrar apoio em Jacques Villeneuve (o outro piloto da BAR) e em Craig Pollock (chefe da equipe), recebi comentários críticos que eram injustificáveis. E a partir daí, os erros pessoais se multiplicaram."
Zonta, de 24 anos, marcou três pontos pela BAR na última temporada, mas também se envolveu em vários acidentes. O canadense Villeneuve, campeão em 1997 com a Williams, conseguiu 17 pontos.
Villeneuve havia criticado Zonta abertamente em julho, depois de um incidente entre os dois pilotos no Grande Prêmio da Alemanha.
"Houve um incidente com meu colega na equipe e devo dizer que, como resultado, não tenho muito respeito por ele", disse Villeneuve após a corrida.