Porto Alegre - O meia Zinho é o único titular do Grêmio com problemas para o primeiro jogo das semifinais da Copa João Havelange, contra o ganhador do confronto entre São Caetano e Palmeiras. O jogador teve de deixar o campo 14 minutos antes do final do jogo contra o Sport, domingo, no Recife, por ter sofrido uma lesão muscular.
A contusão aconteceu quando Zinho iniciava a correr para controlar uma bola lançada da defesa e articular o contra-ataque quando parou e levou a mão à coxa. Com sua saída, o time foi obrigado a suportar a pressão do Sport com dez homens, já que o técnico Celso Roth havia feito as três substituições permitidas.
O jogador começou tratamento imediatamente após a partida e ontem acreditava que estaria recuperado a tempo para a próxima partida do Grêmio na competição. Como a equipe não jogará no meio da semana - ficará esperando a decisão entre os dois clubes paulistas - os médicos e o paciente terão mais tranqüilidade para o restabelecimento.
Zinho é uma das peças fundamentais na equipe de Celso Roth. O jogador cresceu na reta final da fase classificatória e manteve o rendimento na etapa atual. Com sua qualificação técnica, cadencia o jogo no meio campo, ajuda a defesa e faz lançamentos e gols. Tem sido o jogador mais importante da equipe depois de Ronaldinho.