Porto Alegre - O Inter tem ainda boas chances de disputar a Copa Mercosul em 2001. Sem participar de uma competição continental há sete anos, o colorado sonha com as generosas cotas distribuídas aos participantes do torneio. Segundo o regulamento, o terceiro e o quarto lugares no Brasileirão têm direito a vagas na Mercosul.
Atualmente, entre os semifinalistas, figuram Cruzeiro e Grêmio, já garantidos por convite. Outras duas equipes candidatas a uma vaga na penúltima fase do Brasileirão são Palmeiras e Vasco, também convidados.
O Inter ocupa hoje a quinta colocação na tabela geral de classificação do Brasileirão e garante lugar na Mercosul mesmo que chegue na sexta colocação. Para isso, precisa torcer que o Vasco empate ou vença o segundo jogo contra o Paraná, pelas quartas-de-final. No primeiro confronto, o time de Romário fez 3 a 1 nos paranaenses. Se isso ocorrer, o Inter estará na Copa Mercosul de 2001.
A Copa Mercosul reúne 20 clubes: sete brasileiros, seis argentinos, três chilenos, dois paraguaios e dois uruguaios. As sete vagas dos brasileiros são distribuídas da seguinte forma: quatro convidados (Palmeiras, Cruzeiro, Vasco e Flamengo) e três por critério técnico (São Paulo, vice da Copa do Brasil, e o terceiro e quarto lugares do Brasileirão).