Porto Alegre - O fato de o prefeito eleito Tarso Genro ser torcedor de carteirinha do Internacional significa que a paixão vermelha se estende à todas as gerações dos Genro, certo? Errado.
O neto Fernando, filho da deputada estadual Luciana Genro, não apenas é gremista como joga no Grêmio. Mais ainda: não bastasse ser gremista e jogar no Grêmio, ainda costuma fazer gol em Gre-Nal, o que é quase tudo na província passionalmente dividida entre tricolores e alvi-rubros. Fernando abriu o placar na vitória por 2 a 1 sobre o Inter no gramado suplementar do Olímpico, no primeiro jogo das finais do Gauchão sub-14.
"Ele é centroavante e fez um gol. O pai é gremista. Ele, mais ainda. Adora futebol", suspira a mãe, aguardando a volta do intervalo à beira do alambrado com a paciência construída para ouvir calada discursos de adversários na Assembléia, antes de subir à tribuna e dar o troco.
Se Fernando garantir um empate no Beira-Rio no jogo de volta, Tarso Genro colocará uma faixa de campeão tricolor no peito colorado. Democraticamente.